Quinta-feira | 12 de janeiro, 2023

Por meio da SPObras, o Viaduto Carlos Ferraci – ou Azevedo como é mais conhecido – está recebendo os merecidos reparos estruturais.


Em 2019, nossa equipe assinalava para uma possível e necessária avaliação estrutural do Viaduto Azevedo, cujo nome oficial é Carlos Ferraci. Durante a produção de imagens do local foi possível perceber que nas juntas de dilatação da ponte havia buracos, alguns deles de grandes proporções, como mostraram as fotos (veja aqui). Os motoristas que utilizam esse equipamento conhecem o problema e avaliam que a obra chega até tardiamente.

Laudo da época (2019)

Em fevereiro daquele ano, durante a gestão do prefeito Bruno Covas, foi feito um levantamento para avaliar a situação das pontes, viadutos e passarelas da cidade, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). Com relação ao tema, uma ordem de serviço foi publicada no dia 24 de janeiro para apresentação de laudos em quatro meses, a fim de verificar o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais do viaduto. De acordo com laudo inicial, emitido no dia 6 de fevereiro de 2019, a estrutura apresentava estado emergencial.

Recuperação em 2022

No dia 22 de agosto do ano passado, a SPObras iniciou a recuperação e manutenção de 22 pontes e viadutos, anunciando que outros 83 locais estavam em fase de elaboração de material técnico para licitação, com previsão de mais de R$ 300,3 milhões em obras para serem licitadas. Dentre elas, o Viaduto Azevedo – integrado ao Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo – consta no “Lote 5: Recuperação Estrutural e outros serviços pontuais – Prazo de 7 meses: Viaduto Carlos Ferraci (ZL)”.

Previsão de término das obras

Em contato nesta quarta-feira (11) com o órgão, em resposta às perguntas da nossa reportagem que esteve no local, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informou que “o viaduto Carlos Ferraci está passando por obras de recuperação estrutural e funcional para preservar sua vida útil e garantir a segurança da população. Os serviços foram iniciados em agosto de 2022 e estão previstos para serem finalizados em junho de 2023, com valor contratual de R$ 3,9 milhões”, esclareceu a nota.

Trânsito

O desenvolvimento da parte mais antiga do bairro é intenso e o Viaduto Azevedo faz a importante ligação para quem se dirige de áreas centrais do Tatuapé e Jardim Anália Franco ao setor que abrange a Avenida Celso Garcia e imediações, com tráfego intenso nos horários de pico de trânsito. Nesse sentido, a SPObras esclarece: “Como os serviços a serem executados dependem do fechamento parcial das vias, importante informar que o tráfego, tanto em cima quanto embaixo do viaduto, poderá ser afetado durante a execução da obra”.

Resultados

As obras de recuperação podem por um fim aos buracos, acentuadas ondulações, trazer sinalização atualizada e novamente devolver um aspecto favorável ao viaduto, diferente da situação precária à qual chegou. De acordo com a nota da Prefeitura é possível que também a Radial Leste venha sofrer alguma consequência das obras, assim como as duas ruas que passam à direita e esquerda do Viaduto Azevedo.


Destaque: Trânsito tranquilo durante período de festas natalinas e início de ano no Viaduto Azevedo (Carlos Ferraci). Reforma deve seguir até meados deste ano. Foto: aloimage