Segunda-feira | 22 de agosto, 2022


Comece pelo bom senso. Leve educação com você e lembre-se que as chances são favoráveis, mas é preciso se sobressair.


A graduação exige estágio e o trabalho experiência. As empresas criam processos para selecionar os estudantes e chega a hora da entrevista. Selecionamos algumas dicas.

1 - Prepare-se

Essa dica é unânime entre as melhores empresas de recrutamento e seleção. Pesquise sobre a empresa dias antes da entrevista; dê uma olhada nas redes sociais e site; veja como você se identifica com os valores da empresa e como ela atua no mercado.

2 - O que vestir

Aqui entra o bom senso de usar a roupa mais adequada ao tipo de ambiente ao qual se dirige. Trajes simples e neutros, nada de perfumes fortes. Considere estes exemplos: se estiver querendo estagiar em uma instituição financeira, escritório de advocacia ou órgão público pense em uma roupa mais formal, um blazer ajuda nessa hora; no caso de uma startup ou agência de publicidade, uma vestimenta mais casual é adequada.

3 - Controle o nervosismo
Uma dica é chegar antes para se ambientar e acalmar a mente se familiarizando com o local ou imediações da empresa. A insegurança nas respostas pode ser considerada imaturidade emocional. Se houver a oportunidade beba água para ganhar tempo e raciocinar. Respire o melhor que puder, a oxigenação ajuda. Por outro lado, respirar fundo a todo momento pode demonstrar o nervosismo. Controle-se, treine.

4 - Pense nas suas possíveis respostas

Esta é uma dica importante e pensar nas possibilidades de respostas ajuda a acalmar. Por que você quer ser um estagiário aqui na empresa? Você se relaciona bem com as pessoas? Como as críticas te afetam? Como você acha que pode colaborar com a empresa? Estas são questões básicas em muitas entrevistas, pense nelas.

5 - Objetivos

A empresa quer conhecer seus objetivos futuros, então fale sobre eles quando lhe perguntarem. Suas ideias de contribuição para aquela determinada atividade, as habilidades que pretende desenvolver, além da chance de praticar o que está aprendendo, podem ser alguns dos seus objetivos. Esteja pronto(a) para falar sobre eles.

6 - Falar com desenvoltura

Isso não é fácil para muita gente, mesmo sabendo e dominando o assunto na hora de falar pode até ser algo constrangedor. Então, vai a dica: treine, fale consigo mesmo, peça ajuda a alguém para te ouvir. Outro item importante a ser praticado: usar linguagem correta. Este é um ponto desclassificatório, por isso nada de ficar falando gírias e palavrões, use apenas as formas corretas do idioma português.

7 - Postura

Seja você mesmo(a), não invente um personagem fictício. Não minta sobre suas habilidades. Sente-se corretamente ou ao aguardar em pé procure ficar ereto(a), isso inclusive ajuda o corpo a se equilibrar e cansar menos. A linguagem corporal e o comportamento contam na hora da escolha. Treine isso.

8 - Educação

Este é um termo bastante abrangente. Mas as boas práticas são sempre bem-vindas. “Bom dia [tarde e noite]”; “obrigado(a) ou grato(a)”; “por favor ou por gentileza”; são algumas palavras que abrem portas. A educação também abrange a escrita, então procure escrever corretamente.


Com informações do Guia da Carreira, Camppinheiros, vagas.com e CIEE.


Destaque - Imagem: Freepik