Domingo | 8 de janeiro, 2023

Provavelmente o mais arborizado e situado no local onde praticamente o bairro sedimentou suas raízes de fundação este guarda histórias de tempos longínquos.


Antiga propriedade do conde Francisco Matarazzo, a área onde está localizado o Parque do Piqueri remonta à própria sedimentação do Tatuapé. Ali surgiram os primeiros aglomerados mais ligados à fundação oficial do bairro. O Rio Tietê traçava enormes curvas nas várzeas e suas águas banhavam o Piqueri. Esta história pode ser lida (veja abaixo).

Antigo atracadouro e habitante inusitado

O empreendedorismo da família Matarazzo, os levou a residir junto aos barões do café, na região da atual Avenida Paulista, na parte mais alta da cidade. Mas o conde tinha sua área de lazer e fazenda a leste do centro paulistano. O Piqueri era onde ficava a sua casa de campo e do outro lado do Rio Tietê um empreendimento voltado aos laticínios. Ainda hoje é possível perceber no parque um velho atracadouro. Para nossa surpresa, ali encontramos um habitante inusitado.

Pista de Cooper e equipamentos

O Parque do Piqueri possui uma pista de Cooper com aclives e declives suaves, próprias para quem não quer enfrentar espaços mais íngremes em suas caminhadas ou corridas. Com traçado fácil de ser percorrido. Há dois espaços destinados às crianças com balanços e outros equipamentos. Quadras de bocha, Bosque da Leitura.

Vegetação

O Parque do Piqueri contém diversas espécies de árvores nativas, inclusive existe uma área onde houve replantio. Ao visitarmos o antigo atracadouro que fica na parte mais próxima ao Rio Tietê atualmente, nos deparamos com um lagarto teiú (Salvator merianae), cujo corpo alcança 50 cm de comprimento, mas se o rabo for considerado atinge 2 metros. Apesar de agressivo, ele tende a se esconder em sua toca quando ameaçado e foi o que aconteceu ao chegarmos mais perto para fotografá-lo.

Localização, horário e prevenção

Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé. Aberto diariamente das 6h às 18h. Fone: (11) 2097-2213. O telefone divulgado pelo órgão não atende com regularidade. Tentamos diversas vezes neste sábado (07/01/23), mas ninguém atendeu. Não deixe de usar repelentes contra picadas de insetos (pernilongos) para aproveitar as alamedas graciosas do Piqueri.