Domingo | 8 de janeiro, 2023

De acordo com os registros municipais, a história da criação de um parque no local começou em 1951 e pautou discussões dos vereadores na CMSP.


Depois disso, o assunto foi inúmeras vezes levado às sessões da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) até a construção de um parque municipal em frente à Estrada do Caaguaçu, atual Rua Emília Marengo. Hoje o CERET, como é popularmente conhecido, se tornou um dos mais belos da capital. Todavia, essa beleza só se concretiza quando as administrações e administradores públicos se dedicam à sua conservação. De qualquer forma continua exuberante.

Formoso

E, por falar em beleza, durante nossa visita o parque estava sendo cuidado. O tratamento de beleza parece ter começado na entrada e estava indo em direção ao outro extremo num mutirão de corte, aparagens e cuidados com as plantas. Outro aspecto que chamou a atenção foram as quadras pintadas recentemente que ficaram muito bonitas. No mais é fazer uma visita e ver tudo de perto, aproveitando momentos ao ar livre. Há um amplo espaço destinado às crianças com brinquedos que utilizam materiais da natureza e reciclados.

Frequência cativa

Na última quarta-feira (4) estivemos no local para atualizar as informações e o que chamou a atenção foram as famílias que chegavam para ir à piscina, além é claro dos frequentadores tradicionais que caminham, praticam exercícios, esportes e correm diariamente no local. Há um local com churrasqueiras em área privilegiada, apesar disso não são usadas. Talvez, com algum incentivo poderiam proporcionar bons momentos de lazer. Também há espaço canino (entrada leste do parque).

Fases

Até chegar ao belo espaço no qual se encontra, o parque atravessou diversas fases entre altos e baixos, sempre tendo nos quesitos conservação e investimentos públicos em equipamentos suas mais importantes diferenças entre as boas fases e aquelas, digamos, não tão satisfatórias assim. Nesta visita constatamos acentuada falta de higiene nos banheiros que ficam na parte mais extrema do local, próximo às canchas de bocha e a degradação dos prédios históricos.

Piscinas

Seguindo uma norma que tenta proteger os usuários contra a hipotermia (moderada entre 31,9ºC e 28ºC e a grave menor que 28ºC) os profissionais que controlam a abertura das piscinas da Prefeitura de São Paulo, promovem a abertura aos usuários depois que possam constatar segurança quanto à temperatura externa e da água das piscinas. Para utilizar as piscinas é necessário providenciar a carteirinha, bastando levar foto 3x4, comprovante de residência e RG.

Piscina semiolímpica

Recentemente reformada a antiga piscina semiolímpica do CERET sempre despertou curiosidade quanto ao seu uso ou funcionalidade, pois raramente ou nunca serviu ao propósito para o qual foi criada. Após a recente reforma configurada no último trimestre de 2022, ela seria utilizada para aulas aos usuários. Desde então, seguindo sua triste tradição, isso ainda não aconteceu, os professores estão licenciados e só retornam em fevereiro.

Polêmicas

Sem dúvida, o CERET é o mais completo dentre os parques do Tatuapé. Possui ampla diversidade de espécies arbóreas e pássaros, três campos de futebol (dois deles estão sendo reformados), quadras poliesportivas e de tênis, ginásio (que também está sempre fechado para reforma), e mais um campo de futebol com arquibancada e camarotes (abandonado no que diz respeito a esse fim) e um conjunto arquitetônico que apesar do abandono e desrespeito à memória do local ainda assim se mantém harmonioso.

Localização, horários e prevenção

O CERET fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº – Jd. Anália Franco. Fone: (11) 2672-1240. Horário de funcionamento, segunda a sexta-feira: das 6h às 22h. Finais de Semana / Feriados: 06h às 20h. Piscinas: Terça a Domingo: 8h às 12h – 13h às 17h. O telefone divulgado pelo órgão não atende com regularidade. Tentamos diversas vezes neste sábado (07/01/23), mas ninguém atendeu. O uso de repelentes é uma boa dica para evitar picadas dos insetos (pernilongos) e aproveitar os momentos de lazer.