Cuidado com a pressão alta


Quinta-feira, 15 de março de 2018 às 19h40


A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença democrática que atinge homens, mulheres e até crianças. Estima-se que em torno de 25 % da população brasileira sofra com a pressão alta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Os médicos consideram que hipertensão é quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9 constantemente.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e se mantenham em tratamento. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

 

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e se mantenham em tratamento, advertem os médicos. Foto: Divulgação / SBH

 

Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitos e, com o passar do tempo, podem entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. A hipertensão arterial não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações.

Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado. Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas.

A menos que haja uma necessidade para uso de medicamentos, a maioria dos pacientes pode reduzir sua pressão arterial por meio de medidas simples. Para controlar a pressão alta, dê preferência à carne magra, aves e peixes, laticínios desnatados, pão e massas integrais. Evite o sal, caldos prontos e produtos industrializados. Diminua o consumo de doces e bebidas com açúcar. Pratique atividade física, faça caminhadas, ande de bicicleta, nade, dance. Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da cintura, que o homem não deve ultrapassar 102 cm e, na mulher, 88 cm.

Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar o estresse também contribui para manter a pressão controlada. Para conscientizar os cidadãos sobre o tema, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) realiza a campanha Meça sua Pressão em abril e maio.

Em 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no Conjunto Nacional, em São Paulo, haverá medição de pressão; professores de educação física orientando sobre a importância das atividades físicas; nutricionistas dando dicas de alimentação saudável; e psicólogos esclarecendo sobre o estresse. Ainda será feita a medicação da circunferência abdominal. A mesma ação será promovida no Metrô Higienópolis, na capital paulista, também em 26 de abril e no fechamento da campanha, 17 de maio.

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional
Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga
Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

  • Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional

  • Veja como foi a festa e a distribuição do bolo dos 465 anos no Bixiga

  • Segundo dia do presidente no Fórum Econômico Mundial

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*