Sexta-feira, 11 de julho de 2014 às 11h10 – Atualizado às 12h05
Edição: Alô São Paulo
Museu Louwman – Vamos conhecer mais uma das raríssimas peças da Coleção Louwman, que fica na cidade de Haia, na Holanda. Compilado por duas gerações da família Louwman, o museu guarda a mais antiga coleção de automóveis, composta por mais de 250 modelos, dos clássicos aos antigos. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma delas.
DELAHAYE
135MS COUPÉ POURTOUT
Este é um cupê aerodinâmico criado pela fabricante de carrocerias Pourtout, com base em um modelo esportivo. Especificamente este modelo, foi mostrado no Salão de Paris 1946. A aerodinâmica foi inspirada em desenhos do pré-guerra de Georges Paulin.
Devemos explicar que o Museu Louwman também define sua coleção por períodos. Entre eles os modelos criados no pré e pós II Guerra Mundial. Há outras definições e datas para que os modelos sejam devidamente catalogados.
Paulin, que trabalhava para Marcel Pourtout, começou sua carreira como dentista. Tinha muitos projetos especiais atribuídos ao seu nome e patenteados por ele, incluindo o Peugeot 1934 ‘Eclipse’. Em 1940, Paulin se juntou ao serviço secreto britânico para lutar contra o regime nazista, mas foi preso e executado.
O Delahaye 135ms foi lançado em 1938 como uma versão especial high-end (MS significa Modificação Especial) e a nominação 135 refere-se aos modelos que eram três anos mais velhos. Os 135ms tinham 125 hp e motor de 3,5 litros com seis cilindros e podiam atingir uma velocidade máxima de 160 Km / h.
Muitos fabricantes de carrocerias famosos, como Saoutchik, Chapron, Letourneur et Marchand e Pourtout fizeram as mais belas carrocerias para os chassis 135ms.