Faixa Azul completa três anos e a Prefeitura acaba de aumentar o trajeto nessa via de grande movimento.


Número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito.

A Faixa Azul completou três anos nesta semana, com a ativação de mais 3 km. Dessa forma, a cidade alcança 215,2 km de Faixa Azul em 46 vias, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

O trecho que ganhou o novo espaço preferencial para motos fica na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Professor Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade da Faixa Azul na Avenida Miguel Yunes. Estes 3 km são os primeiros dos 200 km que deverão ser implantados até 2028.

“Vamos continuar ampliando as faixas pela cidade. A próxima será na Avenida do Estado, depois na Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores e, em seguida, a Avenida Roberto Marinho, que só depende do alinhamento com as obras do Metrô que estão acontecendo lá, para ampliarmos essas áreas que, comprovadamente, salvam muitas vidas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Para dar prosseguimento no cumprimento do objetivo, a Prefeitura de São Paulo vai encaminhar à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pedido de autorização para implantação de mais 40 km de Faixa Azul na capital paulista. O novo pedido de autorização se soma a outros 40 km já solicitados em julho de 2024.

“A gente vem defendendo junto ao Governo Federal a ampliação e, com os resultados positivos que a gente vem mostrando, a inclusão definitiva da Faixa Azul dentro das normativas de trânsito no Brasil”, contou o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda.

Projeto-Piloto completa 3 anos

A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão.

O projeto-piloto foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização. A proposta foi inspirada em experiências anteriores e, também, internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de mais de 1,3 milhão de unidades. Diariamente, 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

Redução de óbitos

O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, divulgados na sexta-feira (17). O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.

 

 

“Trata-se de um projeto de muito sucesso e efeito positivo. Os dados do Infosiga mostram uma redução no número de casos fatais nas vias que a gente implantou a Faixa Azul. Isso é um exemplo do nosso sucesso”, apontou o diretor-presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, citando que a Prefeitura de São Paulo recebeu o prêmio Mobilidade Estadão 2025 por conta das iniciativas realizadas.


Destaque – Foto: Edson Lopes Jr./SECOM


Publicação:
Sábado | 25 de janeiro de 2025.


Leia outras matérias desta editoria

São Paulo 472 anos: transportes sobre trilhos transformam a mobilidade na capital

Para este ano, o programa SP nos Trilhos prevê a entrega da Linha 17-Ouro e da Linha 6-Laranja. Já a expansão da Linha 2-Verde tem conclusão prevista para 2028. No ano em que a cidade de São Paulo celebra seus 472 anos de fundação, o Governo do Estado...

Avenida Santo Amaro: concluída segunda etapa de requalificação

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação em LED, além de corredor e ponto de ônibus reformados; próxima etapa abrange trecho entre a Rua Periquito e a Avenida dos Bandeirantes. A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira...

Ônibus de São Paulo já aceitam pagamento por bluetooth, confira as linhas

O anúncio foi feito na quarta-feira (14) e já está recebendo o pagamento das passagens nos ônibus municipais usando o bluetooth. A nova modalidade de pagamento por aproximação nos validadores por meio de aplicativo já está sendo testada em 2,2 mil ônibus...

STM e Seade vão monitorar com mais precisão os deslocamentos na RMSP

Secretaria dos Transportes Metropolitanos (SMT) firma parceria com a Fundação Seade para realização de pesquisas de deslocamento nas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (RMSP).Seade realizará coleta domiciliar de dados e uso complementar de...

STM encerra 2025 com novas ferramentas digitais e planejamento de longo prazo

Pesquisas de deslocamento e investimentos em tecnologia impulsionam o transporte de passageiros e a integração entre os municípios paulistas. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que termina o ano de 2025 com avanços na mobilidade...

Rodízio de Veículos será suspenso em SP a partir do dia 22 de dezembro

A Prefeitura irá suspender o Rodízio Municipal de Veículos até o dia 9 de janeiro de 2026. Restrição para carros no Centro Expandido volta a vigorar no dia 12 de janeiro de 2026; rodízio de placas para veículos pesados continua valendo normalmente. A...

Transportes Metropolitanos reforçam operação durante feriado da Consciência Negra

CPTM e Metrô terão esquema especial para atender passageiros nos dias 20 e 21 de novembro, informa a (STM). A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), divulgou nota que a CPTM e o Metrô, vão operar com ajustes durante o feriado prolongado do Dia da...