Prefeitura entrega mais 6 km de Faixa Azul e cidade chega a 221,2 km de vias preferenciais para motos. De acordo com pesquisa realizada pela CET, os motociclistas estão satisfeitos com o projeto.
Com alto índice de aprovação de motociclistas e motoristas, a Faixa Azul chegou nesta quarta-feira (26) a 221,2 km implantados pela Prefeitura na cidade de São Paulo, com a entrega de mais 6 km da via preferencial para motos em ambos os sentidos da Avenida do Estado, por onde passam 14,4 mil motocicletas por dia. Esse é o segundo trecho entregue em 2025. A primeira entrega do ano, na Avenida das Nações Unidas, tem 3 km e foi feita em 22 de janeiro.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade tem um enorme desafio de completar 400 km de Faixa Azul até 2028 ou, até mesmo, ultrapassar essa marca. Atualmente, 46 vias na capital estão sinalizadas com a faixa preferencial de motos. Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.
Pesquisa
Pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) na última quarta-feira, aponta o alto grau de satisfação dos usuários de quatro vias que receberam a Faixa Azul, tanto os de moto quanto os de automóveis.
A pesquisa ouviu condutores que utilizam a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Sumaré, Avenida das Nações Unidas e Avenida Vinte e Três de Maio.
Na Avenida dos Bandeirantes, 99% dos motociclistas e 89,8% dos demais condutores responderam que acham bom ou muito bom o projeto. Ao serem questionados se perceberam melhora no convívio na via, 98,07% dos motociclistas e 92,58% dos demais motoristas responderam que sim.
Na Avenida Sumaré, da mesma forma os números apontam que 96%; 83%; 96,4% e 88,05%. Seguindo a mesma ordem, na Avenida das Nações Unidas, os índices ficaram em 97%, e 87%; 96,52% e 88,10%.
A pesquisa também chegou à Avenida Vinte e Três de Maio, onde as perguntas foram diferentes. O compartilhamento da via melhorou para 93,9% dos motociclistas e para 70,3% dos demais condutores. Além disso, 96,3% dos motociclistas e 91,5% dos demais motoristas acreditam que a Faixa Azul é um projeto benéfico.
Mais segurança
A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão.
O projeto-piloto foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização com o objetivo de reduzir mortes no trânsito e melhorar o convívio dos diversos modais na cidade, que tem uma frota de motos de mais de 1,3 milhão de unidades.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Destaque – Foto: Edson Lopes Jr. / SECOM