Com seu famoso túnel e considerada uma das grandes obras de Prestes Maia, a nova ligação com a zona Sul foi nomeada em homenagem aos heróis paulistas de 1932.
As obras de abertura da Avenida 9 de Julho em São Paulo foram iniciadas em 1929, em um local que foi conhecido como Vale do Saracura, onde havia denso bosque e um quilombo – local de refúgio para pessoas escravizadas. O córrego com o mesmo nome tem suas nascentes no espigão da Avenida Paulista, atualmente sob a Avenida 9 de Julho, foi canalizado durante a sua abertura e está situado próximo à Praça 14 Bis e Viaduto Plínio de Queiroz.

Vale do Saracura, por volta do ano 1900 – região da atual Praça 14 Bis. Foto: Coleção Vincenzo Pastore (1865 – 1918), Instituto Moreira Salles. Via Wikicomnons
Início e paralisação das obras
Em 1923, foi criada a Comissão da Avenida Anhangabaú na Câmara Municipal de São Paulo para a construção desse logradouro. Contudo, ela foi dissolvida em 1930, com a interrupção das obras, devido à crise político-econômica ocasionada pela Revolução de 1930.
Dois anos depois, outra crise envolveu São Paulo e o então presidente Getúlio Vargas, levando os paulistas a um conflito armado contra as forças governistas que ficou conhecida como a Revolução Constitucionalista de 1932.
Túnel 9 de Julho
Considerada a maior obra viária urbana daquela época, com seus 460 metros de extensão, o túnel foi escavado 30 metros abaixo da Avenida Paulista. Apesar de ter ficado pronto em maio de 1938, só foi inaugurado no dia 23 de julho pelo presidente Getúlio Vargas.
Devido aos conflitos com os paulistas, inicialmente, o presidente da República não tinha planos de ir ao evento, mas foi convencido pelo interventor de São Paulo, Adhemar de Barros, segundo o qual seria uma demonstração de simpatia para com São Paulo, onde Vargas não era muito popular.

Avenida 9 de Julho, na década dos anos 1940, quando diversos prédios começam a dominar o panorama. Na década seguinte, eles encobriram todo o horizonte, visto do meu ponto, o Belvedere do Trianon.
Inauguração
A Avenida 9 de Julho, que inicialmente se chamaria Avenida Anhangabaú, mudou de nome em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, e foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1941 pelo prefeito Prestes Maia, ligando o Vale do Anhangabaú aos bairros residenciais de luxo que se formavam na zona Sul da cidade, como o Jardim América.
Fontes:
– “Lembranças de São Paulo – a capital paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças”. João Emílio Gerodetti. Carlos Cornejo. São Paulo.
– Wikipedia.



