Quinta-feira, 10 de dezembro de 2015, às 14h53
Para quem curte conhecer a história desta grande cidade e deste Estado, sempre podendo ser comparado com uma locomotiva que avança pelo Brasil, o livro traz em três capítulos “São Paulo em movimento”, “Paisagens Urbanas” e “Energia”. A notícia chega em primeira mão, o livro deve ser lançado até o final do mês de dezembro, mas ainda não foi divulgado o preço de capa.
Fundação Energia e Saneamento
Em dezembro, a Fundação Energia e Saneamento lançará “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”. A publicação reúne uma seleção de fotografias de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica de São Paulo. A ideia é apresentar registros do Estado no século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização.
Da diversidade dos 41 fundos e coleções do acervo da Fundação Energia e Saneamento, foi possível realizar a seleção das 200 imagens presentes no catálogo. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens.
Dividido em três capítulos, o livro reúne, em sua primeira parte, “São Paulo em movimento”, imagens da capital, do interior e do litoral paulista no início do século 20, como também registros dos conflitos que marcaram o Estado, como a Revolução de 1924 e de 1932.
No capítulo dois, “Paisagens Urbanas”, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do interior e da Capital do Estado, fruto das transformações ocasionadas pela urbanização e industrialização de São Paulo.
No último capítulo, “Energia”, o público terá a oportunidade de refletir sobre essas transformações sob a ótica do setor energético, com uma seleção que também procura destacar a figura do trabalhador nas grandes obras e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciariam, para sempre, a vida em sociedade.
São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento
Editora: Fundação Energia e Saneamento
156 páginas