A partir das 20h do sábado (16) e durante todo o domingo (17) trens irão circular com redução de velocidade e maiores intervalos.


Neste final de semana, a circulação dos trens na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo volta a sofrer alterações em razão das obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela. A partir das 20h do sábado (16) e durante todo o domingo (17), os trens circularão em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação, ocasionando maior intervalo entre composições e velocidade reduzida em toda a linha.

A restrição de circulação neste trecho é implantada para garantir a segurança durante a escavação do túnel sul, com 7,3 metros de extensão, que vai conectar a estação Consolação (Linha 2-Verde) à futura conexão com a Paulista (Linha 4-Amarela). A escavação do túnel norte, com 75 metros de comprimento e sentido estação Paulista, também está em andamento.

Para evitar atrasos, a recomendação para os passageiros continua a mesma. Quem não têm a Linha 2-Verde como destino final deve preferir utilizar rotas alternativas. Por exemplo, os usuários da Linha 4-Amarela podem se transferir para a Linha 3-Vermelha pela estação República e para a Linha 1-Azul pela estação Luz. Já os que vêm pela Linha 5-Lilás têm a opção de fazer integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Somente para quem se dirige à Linha 15-Prata é necessário utilizar a Linha 2-Verde.

Novo túnel deve agilizar transferências

Com capacidade estimada para até 18 mil passageiros por hora, o novo túnel subterrâneo promete desafogar o fluxo de pessoas entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A atual interligação passará a funcionar em sentido único, o que deve reduzir congestionamentos e tornar as conexões mais rápidas.

A escavação é feita pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), adequado para diferentes condições geológicas. O túnel parte de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, o local também será usado para ventilação e exaustão do túnel.

A obra está a cargo do Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento é de R$ 70 milhões e a entrega está prevista para 2026.


Destaque – Imagem: Governo SP


Leia outras matérias desta editoria

Metrô tem alterações na Linha 2-Verde no fim de semana entre Brigadeiro e Consolação

Escavações da nova interligação com a Linha 4-Amarela prosseguem neste fim de semana e alteram a circulação dos trens a partir das 20h do sábado (11) e durante todo o domingo (12). Neste fim de semana, a operação dos trens da Linha 2-Verde será realizada...

Expansão da Linha 2-Verde – Tatuzão é posicionado para perfuração no sentido da Vila Prudente

Equipes do Metrô realizaram nesta segunda a descida da roda de corte na estação Penha. As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô avançaram nesta segunda-feira (1) com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, o “tatuzão”, no canteiro da...

Expansão da Linha 2-Verde: obras no Pátio Tamanduateí avançam para receber novos trens

Um quarto da construção já foi concluído para chegada de 22 composições fabricadas na China. As obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, localizado na zona sul da capital paulista, avançam e já alcançam 25% de execução. A área construída total será...

Linha-2 Verde continua expansão na direção Leste

Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha. A ampliação também possibilitará a conexão com outras 3 linhas do...

Linha Verde do Metrô terá alterações de velocidade neste final de semana

A partir das 20h do sábado (16) e durante todo o domingo (17) trens irão circular com redução de velocidade e maiores intervalos. Neste final de semana, a circulação dos trens na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo volta a sofrer alterações em razão das...

Expansão da Linha 2-Verde do Metrô: aspectos de todas as estações em abril 2025

Clique nas imagens para ver aspectos construtivos das novas estações que integram a expansão da Linha 2-Verde do Metrô Clique nas imagens para uma navegação ampliada e confortável. Foto: Márcia Alves / Metrô SP      ...

Tatuzão começa a ser desmontado dando início à segunda etapa de expansão da Linha 2-Verde

Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Ao todo, 35 profissionais vão desmontar a tuneladora, começando pela roda de corte de 11,6 metros de diâmetro, a maior da América Latina. O Metrô de São Paulo iniciou...