O mês de novembro chega intenso e plural no Sesc 14 Bis. Entre a força da palavra e o poder da cena, os grandes destaques da programação ficam por conta do lançamento do livro “Mano a Mano”, de Mano Brown, e da estreia de “Sabius, Os Moleques”, nova criação do diretor Gerald Thomas.
O bate-papo com Mano Brown, que acontece no dia 13/11 (quinta-feira), às 19h30, marca o lançamento da versão literária do podcast que virou referência em escuta e reflexão. No encontro mediado por Semayat Oliveira e Fernando Baldraia, Brown revisita entrevistas emblemáticas do programa e compartilha bastidores de conversas que conectam política, cultura, música e cotidiano — com o olhar afiado que faz dele um dos maiores cronistas urbanos do país. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis no site e aplicativo do Sesc a partir de 12 de novembro.
Já o palco do teatro do Sesc 14 Bis será tomado, a partir de 26 de novembro, por Gerald Thomas, em um mergulho no que sobrou para a humanidade com “Sabius, Os Moleques”. O espetáculo, inédito, parte do olhar do diretor sobre um presente sombrio — da herança das guerras à banalização da violência, do lucro como dogma às disputas religiosas e de poder. Uma experiência cênica intensa, com sessões acessíveis em Libras e audiodescrição.
Novembro ainda traz o Vem fazer a feira! Raízes e Sons da Terra, que transforma a pracinha da unidade em um ponto de encontro entre agricultura e arte. Todos os domingos, das 11h às 15h, o público encontra produtos agroecológicos, artesanatos e apresentações musicais que celebram a diversidade sonora do país. O projeto Na feira também tem! Sons da Terra traz nomes como Trio Canoa (9/11), Alma de Gato (16/11) e o Coletivo Carimbó no Quintal (20 e 23/11), além da banda Arrudêa (30/11), que encerra o mês ao som de forró.
O teatro infantil ganha delicadeza e afeto com Uma Boneca para Menitinha — inspirada no livro homônimo de Penélope Martins e Tiago de Melo Andrade —, e o circo continua em destaque na unidade, com o espetáculo Os Malas do grupo Canta Circo & Teatro (22 e 23/11), com sessões gratuitas e abertas a todas as idades.
A programação musical celebra o entorno com o projeto Bixiga – Casas e Sons, que conecta artistas do bairro às tradições e novas vozes da cena paulistana. Arrebol Forró (15/11), Ritu Ritu (7 e 16/11), Pagode da Dessa (8 e 21/11), Bruna Lucchesi (14 e 22/11) e Aldo Bueno e a Velha Guarda (20 e 23/11) são alguns dos nomes que ocupam o palco do térreo, em shows gratuitos ao ar livre.
E para quem busca inspiração literária e trocas simbólicas, o Clube do Livro, com mediação de Maria Carolina Casati, discute “A palavra que resta”, de Stênio Gardel, no dia 25/11; e a tradicional feira “Bora Trocar Livros!” (29 e 30/11) convida o público a renovar suas estantes e circular histórias.
Confira a programação do mês de novembro em: sescsp.org.br/14bis
Destaque – “Sabius, Os Moleques”. Foto: Roberto Setton



