Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano é a chave para continuar no caminho saudável. “Poderá abrir exceções nesta fase, mas o mais importante é retomar a disciplina alimentar logo depois dos excessos.”
Por doutora Ana Bravo*
“Na verdade, há momentos para tudo e as festas podem ser momentos de exceção, desde que logo depois regressemos aos cuidados alimentares”, explica a nutricionista do Hospital Lusíadas Porto, Portugal.
A palavra “dieta” tem origem na palavra grega díaita, que significa “modo de viver” e também no conceito diaeta (do latim), que significa “comedimento na forma de comer e beber”. Deve haver equilíbrio na dieta, todos queremos um modo de viver feliz!
Assim, poderá abrir exceções no jantar do último dia de 2023 e no almoço do primeiro dia de 2024, “sem culpa, com sabor”, com o compromisso de, entretanto, não petiscar aqui e ali, retomando a disciplina alimentar logo depois.
Retomar o dia a dia saudável depois dos excessos
Vamos ao que mais devemos focar: retomar o dia a dia saudável e feliz após as festas. Para tal, ficam algumas sugestões que nunca é demais relembrar:
:: Tome o pequeno almoço (café da manhã);
:: Não esqueça as merendas (de forma a não chegar às refeições principais com muita vontade de comer e eventualmente algum descontrolo);
:: Coma devagar, idealmente sem outra distração que não seja um bom convívio;
:: Não encha demasiado o prato ou coma num prato mais pequeno – “os olhos também comem”, todos sabemos;
:: Hidrate-se: não se esqueça de ir bebendo água – pode ter como referência cada refeição e beber um bom copo de água antes e se lhe custa beber água simples pode optar por infusões ou dar um aroma à água usando fruta socada ou ervas aromáticas a gosto.
Equilíbrio
“Nem sempre nem nunca, é o segredo”, explica a nutricionista. O equilíbrio é a chave no que respeita à alimentação, e só esse equilíbrio nos mantém no caminho certo a longo prazo. Permita-se aproveitar o melhor das festas de final de ano, sem causar uma disrupção desnecessária nos esforços que vai fazendo ao longo do ano para ser saudável.
* Dra. Ana Bravo é nutricionista no Hospital Lusíadas Porto, Portugal.
As expressões portuguesas foram mantidas como no texto original que pode ser lido na íntegra aqui.
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Sábado | 30 de dezembro, 2023