Uma pesquisa feita no mês passado e divulgada pelo Moneytimes, apontou os líderes dos e-commerces mais buscados entre os marketplaces. Leia também um comparativo entre a surpreendente Shopee vs Mercado Livre.


A pesquisa da Conversion mapeou quais foram os nomes dos e-commerces mais procurados pelos consumidores até o mês de julho em relação a 2023. Em agosto, o levantamento apontou que o e-commerce registrou alta de 3,4% em julho e a Amazon detém 28% do tráfego. Ainda sobre os números do e-commerce no Brasil, a ABComm, divulgou ontem (29), que o setor chegou a R$ 80,4 bilhões em vendas no primeiro semestre deste ano, registrando um aumento de 2% na comparação ano a ano.

Ranking

De acordo com a pesquisa divulgada pela Conversion em relação a junho, o Mercado Livre (Meli) aparece como líder de buscas, posição que vem ocupando desde o começo do ano. Só naquele mês, foram mais de 322 milhões de acessos na plataforma. Em segundo lugar, vem a Amazon Brasil com mais de 178 milhões de acessos, mantendo também a mesma posição. Os e-commerces asiáticos despontam na lista, como a Shopee, que aparece no terceiro lugar, com mais de 140 milhões de acessos. A Shein e AliExpress ocupam a quinta e sexta posição, respectivamente, alcançando mais de 80 milhões de acessos em junho, em uma escalada rumo ao destaque entre as principais plataformas.

Shopee vs Mercado Livre em 2022

Em análise dos maiores marketplaces brasileiros no ano passado, a Shopee – site de vendas de Singapura – surpreendia, chegando à vice-liderança dos e-commerces no Brasil, até então com apenas três anos no mercado nacional e se tornava a nova queridinha das compras online. Todavia, o Meli liderava. A pesquisa, feita pela Conversion, mostrava que nos aplicativos próprios, a Shopee era a líder dos acessos com larga vantagem. Os dois e-commerces cresciam nos apps de marketplace, mas a empresa singapuriana superava os acessos do Meli em mais de 40 mil acessos.

Dados atualizados

O levantamento da Conversion para o mês de julho em 2023, com referência ao setor de marketplaces, quando consideradas as inclusões dos dados de aplicativos Android, o Meli detém 30% do tráfego, seguido pela Amazon Brasil, com 20,7%. A Shopee está em terceiro lugar com 13,6%. Considerando apenas os acessos web, 28,1% do tráfego ficam com o Meli; 24,5%, com a Amazon; enquanto a Shopee obteve 9,1%, na quinta posição, atrás do Magalu (12,2%) e Olx (11,0%). Fechando este comparativo, quando apurados os dados de visitas mensais de apps Android e Web, as posições não se alteraram com relação ao mês de julho do ano passado. Em 2023, portanto, o levantamento aponta o Meli em primeiro lugar, com 332,6 milhões de acessos; a Amazon em segundo, na faixa de 228,8 milhões; e a Shopee, em terceiro lugar, com 151,1 milhões.


Fonte: e-commercebrasil / com informações de Amanda Lucio, Lucas Kina e Claudio Dias


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Quarta-feira | 30 de agosto, 2023