De acordo com o relatório de setembro da Conversion – divulgado no final do mês de outubro –, o iFood ultrapassou a Aliexpress e assumiu a 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil. Mas as informações não param por aí.

Setembro trouxe diversas novidades dentro do Top 30 dos maiores e-commerces brasileiros. Foram muitas movimentações interessantes e ascensão de novos players ao Top 20 e 30. O responsável pela maior movimentação de setembro foi o iFood, grande nome do setor de alimentos no Brasil, ultrapassando a gigante chinesa AliExpress e assumindo a oitava posição no ranking. Esse foi o quarto mês seguido de crescimento da empresa brasileira, líder em delivery na América Latina. Em contrapartida, o AliExpress recuou 16,9% em relação ao mês anterior.

Turismo

O grande destaque do setor foi o Airbnb, que subiu 21,3% e passou a ocupar a 3º posição no Top 10 do turismo. Esse é o sexto mês de crescimento contínuo da empresa americana. Booking.com e Azul fecham o top 3.

O Airbnb também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil, assumindo a 17º posição. Apple e Latam também subiram para a lista dos vinte maiores, na 20º e 16º posições, respectivamente.

75% dos brasileiros acessam e-commerces com seus celulares

No mês de setembro, 75% dos acessos a e-commerces foram feitos a partir de celulares, com 53,3% sendo via mobile e 22,1% via aplicativos. Os setores com mais acessos mobile foram o Infantil e o de Presentes e Flores, com 83,5% e 76,1% respectivamente.

Já nos acessos via aplicativo, os setores de Comidas & Bebidas e Importados lideram, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps.

Top 10 do e-commerce brasileiro

Liderados por Mercado Livre e Shoppe, os 10 maiores e-commerces do Brasil controlam mais da metade do tráfego no setor. Nos últimos 12 meses, sites e apps de e-commerce somaram 31,4 bilhões de acessos no Brasil. E mais da metade (51,2%) desses acessos foram direcionados a 10 empresas.

Metade desses acessos vieram através de buscas diretas, quando o usuário digita o nome da marca no buscador. Mas 26,3% desses acessos vieram via buscas orgânicas, quando o usuário procura por uma palavra-chave específica.

E esse é um dos canais mais importantes para os e-commerces, já que revelam a intenção de busca do consumidor e direcionam a demanda para as lojas virtuais.

15,3 bilhões de acessos dos e-commerces são disputados por empresas fora do top 10, então aproveite a chance de conquistar essa audiência.


Fonte: Conversion


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 10 de novembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Amazon testa humanoides para entregar seus pacotes, vídeo

A empresa está desenvolvendo uma área nos EUA para testar robôs que poderão saltar de suas vans e fazer o serviço de entrega. A Amazon iniciou testes logísticos com robôs humanoides. Os testes, que ocorrem em ambientes controlados, fazem parte da...

Mercado Livre fatura US$ 5,9 bi no primeiro trimestre de 2025

A plataforma de comércio eletrônico segue no mesmo embalo de 2024 com fortes resultados no 1º tri de 2025, com lucro líquido de US$494 milhões. O Mercado Livre, empresa líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, iniciou o ano reportando...

Vendas de livros digitais crescem e aumentam a presença do setor no e-commerce

O mercado editorial brasileiro registrou um avanço nas vendas de livros digitais em 2024. Segundo o levantamento coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData, o...

Aumento na cobrança de taxa de serviço do iFood provoca reações

Desde o último domingo (26), todos os pedidos feitos pelo iFood passaram a incluir uma nova taxa de serviço de R$0,99, além da taxa de entrega, valor que antes era aplicado apenas em compras de menor valor. A medida, que vale para todo o território...

Reembolsos instantâneos aumentam fidelidade e confiança dos clientes

Eles estão pensando na rapidez com que os e-commerces podem reembolsá-los por devoluções, antes de clicar em “comprar agora”. Conforme divulgado hoje (5/5) pelo portal E-commerce Brasil, 77% dos consumidores da Europa já baseiam suas decisões de compras...

Temu supera Shein, Samsung e AliExpress em menos de um ano, assinala Conversion

Com 320 milhões de acessos, fevereiro foi o 2º melhor mês da história do setor de importados. O crescimento foi puxado principalmente pela chinesa Temu, em destaque pelo segundo mês consecutivo. Fevereiro se mostrou um mês desafiador para os e-commerces...

Asiáticos dominam o e-commerce no Brasil – conheça os destaques

De acordo com o levantamento da Conversion, divulgado em fevereiro, 5 dos 10 maiores e-commerces no país são asiáticos. Shopee, Temu, Samsung, Shein e AliExpress dominam metade do top 10 dos e-commerces mais acessados pelos brasileiros. No mês de janeiro,...