Segunda-feira | 3 de abril, 2023

Em um comunicado aos funcionários da empresa feito em 14 de março, chamado de ‘Ano da Eficiência’, o foco da empresa parece se voltar para a IA (artificial intelligence, em inglês). Entretanto, a plataforma digital da empresa reafirma acreditar no metaverso.


“Acreditamos no futuro da conexão no metaverso”, este é o título do site da Meta. Por sua vez, Mark Zuckerberg, CEO da companhia – dona do Facebook, WhatsApp e Instagram –, anunciou que deverá demitir 10.000 funcionários ao longo deste ano, para reorganizar postos de trabalho. Ao mesmo tempo em que anuncia um desvio do foco do metaverso, sua fala não demonstra claramente que desistirá dos investimentos em realidade aumentada – RA (AR, augmented reality, em inglês). A Meta é uma das companhias que mais investe no metaverso e qualquer desvio causa polêmicas.

Negócios

Em seu comunicado, um dos itens aponta para a “melhoria do desempenho dos negócios em um ambiente econômico difícil”. Zuckerberg afirma que a Meta está trabalhando nas tecnologias mais transformadoras já vistas. “Nosso maior investimento individual é no avanço da IA ​​e na incorporação dela em cada um de nossos produtos.” Apesar da afirmação, volta a falar do metaverso. “Nosso trabalho de liderança construindo o metaverso e moldando a próxima geração de plataformas de computação também permanece central para definir o futuro da conexão social. E nossos aplicativos estão crescendo e continuando a conectar quase metade da população mundial de novas maneiras. Este trabalho é extremamente importante e as apostas são altas.”

Tecnologia do futuro

Outro item que chamada atenção no ‘Ano da Eficiência’ é a construção de uma empresa de tecnologia melhor. “A cada dia a Meta constrói novas formas de as pessoas se sentirem mais próximas. Esta é uma necessidade humana fundamental que pode ser mais importante do que nunca no mundo complexo de hoje. Um dia, esperamos permitir que todas as pessoas sintam uma conexão tão forte quanto você sente quando está fisicamente com alguém que ama.”

Metaverso

Acreditando ainda que os produtos desenvolvidos pela Meta são inspiradores e melhoram a vida das pessoas, Mark volta a mencionar o objetivo de criar uma realidade virtual quase humana. “Fazemos isso com IA para ajudá-lo [ajudar as pessoas] a se expressar criativamente e descobrir novos conteúdos, com o metaverso para oferecer uma sensação realista de presença, com novos formatos de mídia para criar experiências mais ricas, com criptografia para permitir que você se comunique de maneira privada de mais e mais maneiras e com ferramentas de negócios para ajudar a alcançar clientes, criar oportunidades e fazer a economia crescer.”


Destaque – Imagem: Meta Quest/ Reprodução