Projeto do Governo de SP garante entrega de infraestrutura urbana gratuita com calçamento, sinalização e iluminação antes da instalação de pórticos de cobrança.
Os moradores de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande vão receber novas marginais urbanas entre os municípios, que serão gratuitas e contarão com calçamento, sinalização e iluminação completa. A iluminação já foi iniciada e faz parte do projeto do Governo de São Paulo para modernização das rodovias do Litoral Paulista, por meio do contrato de concessão operado pela concessionária CNL.
A cobrança nos pórticos eletrônicos nessas cidades só poderá ocorrer a partir de 2027 e estará condicionada à entrega integral dessas vias marginais, que funcionarão como alternativas não tarifadas para o tráfego urbano local. As obras serão fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), garantindo que os benefícios sejam entregues antes da cobrança.
“A cobrança só começa depois da entrega. Esse modelo é transparente, justo e garante que a população local receba melhorias efetivas antes de qualquer tarifa”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
A modernização inclui ainda passarelas, ciclovias, monitoramento por CFTV, conectividade (wi-fi) e reforço na sinalização e iluminação das vias. O objetivo é garantir um padrão mais seguro, moderno e funcional de circulação urbana e regional, sem comprometer o dia a dia dos moradores da Baixada.
Destaque – Com investimento total de R$ 4,3 bilhões, o contrato prevê a duplicação de 89,8 km de rodovias, 108,5 km de marginais e outros 212 km de melhorias estruturais que abrangem a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira. Foto: Governo SP



