Sábado, 12 de dezembro de 2015, às 19h55


Encontro na Praça: Ao ser fotografado, Antonio da Silva Fernando, contribuiu para preservar a memória do antigo Largo Nossa Senhora da Conceição, hoje Praça Sílvio Romero.

Foto e entrevista concedidas a Gerson Soares por Antonio da Silva Fernando | Reportagem publicada na IV Edição Histórica da Revista Alô Tatuapé em dezembro de 2007

PRAÇA SILVIO ROMERO – 1946

Como sabemos, ainda nessa época o Tatuapé era uma imensa plantação, dividida em chácaras e arrendamentos de terras de cultivo que aos poucos davam lugar às casas dos operários que trocavam a lavoura pelo trabalho nas fábricas. Mesclando-se, começa mais uma história fascinante de transformação.

No lado direito desta rara e antiga imagem, a baixada da Rua Serra de Bragança no final da Praça Sílvio Romero, sentido Vila Carrão. Note-se um dos carroções de lixo que vinham do Brás, Belém e Belenzinho diariamente, inclusive aos domingos, para descarregar o lixo das casas nas chácaras, que após o beneficiamento se transformava em adubo orgânico.

 

Praça Sílvio Romero em 1946. Foto: © Acervo Alô Tatuapé / doada por Antonio da Silva Fernando

 

Este era o aspecto da praça mais famosa do bairro. Antonio da Silva Fernando, que aparece em destaque, está no caminho (chamado por ele de carreiro) que ligava a Rua Padre Adelino e a Serra de Bragança em diagonal à praça.