Quinta-feira, 4 de junho de 2015, às 17h19


A Prefeitura de São Paulo, em convênio com a AMBEV, acaba de assinar um contrato para recuperar campos de futebol na cidade. O projeto “Viva o Campinho”, chega um pouco tarde para o Tatuapé, onde só existem os campos do Ceret e do Sampaio Moreira, únicos sobreviventes de uma gloriosa história.

Gerson Soares

O bairro era repleto de campos e os times de futebol varzeano proliferavam entre as chácaras. Alguns desses clubes se mantêm ativos até hoje e dentre eles temos o E.C. Sampaio Moreira, 1º de Maio F.C., C. A. Azevedo Soares, Cruzeiro do Sul F. C. e o Bento Gonçalves F. C.

 

Foto: Arquivo do Bento Gonçalves F. C. / Acervo Alô Tatuapé

Foto: Arquivo do Bento Gonçalves F. C. / Acervo Alô Tatuapé

 

Entre as ruas Azevedo Soares, Tuiuti e Coelho Lisboa, existiam dois campos de futebol maiores e um pequeno, que ocupavam a área onde hoje estão instalados os colégios E.E. Prof. Ascendino Reis e E.E. Prof. João Clímaco da Silva Kruse.

Na imagem da década dos 60, vemos ao fundo as casas da Rua Tuiuti, um cavalo pastando e o esforço dos garotos para empurrar um possível carrinho de pipocas.

Os jogadores Bodão, Horácio, Garrincha, Farmácia e Gaiola do Bento Gonçalves F. C., posaram para a foto, sentados no gramado em um desses campos. Se ali pudessem estar hoje, a imagem teria sido feita quase na esquina das ruas Azevedo Soares com a Coelho Lisboa.

Leia as últimas publicações