Terça-feira | 20 de dezembro, 2022
Para as boas receitas datas de validades inexistem. Elas perduram na memória de gerações.
Saul Galvão
O jornalista Saul Galvão deixou um verdadeiro legado sobre o tema em um volume indispensável àquelas pessoas que curtem os desafios da cozinha de maneira amadora ou gourmets especializados; também dirigido aos profissionais do ramo culinário, incluindo aí bares, restaurantes e hotéis.
Formação
Nascido em Jaú, no interior paulista. Formado em direito, Saul Galvão ingressou no jornalismo em 1964, e depois de longa carreira no jornal O Estado de São Paulo, em 1977 foi para o Jornal da Tarde do mesmo grupo, sendo chefe de reportagem política até 1978, quando passou a escrever sobre restaurantes.
Exterior
“Na França, fez estágios no restaurante de Roger Vergé (Moulin de Mougins) e no Troisgros, com Roanne,” descreve uma das orelhas do livro “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, escrito por Saul Galvão, lançado pela Editora Senac em 1999 (415 páginas). Como um dos maiores críticos de vinhos e culinária brasileiro colaborou com revistas e lançou mais três livros, além deste.
O livro
A obra, verdadeiro legado, expõe todo o conhecimento e sofisticação do autor quanto ao preparo e acompanhamentos dos pratos em uma leitura agradável e simples de entender, assim como as dissertações sobre vinhos, uvas, combinações e a produção da bebida em diversos países. São 120 pratos de categorias diferentes.
Receitas e vinhos
Selecionamos quatro receitas que consideramos especiais para as festas deste final de ano. No entanto, ao prepará-las ou adquirir o livro para conhecer as outras 116 receitas e acompanhamentos, o leitor irá se deparar com a eternidade dos sabores, proporcionados pela maneira simples de ensinar de Saul Galvão.