O estado tem 13 das 34 cidades brasileiras reconhecidas pela Oranização das Nações Unidas (ONU). Todos os municípios integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que já foi considerado um dos lugares mais poluídos do mundo, está na lista.
Conhecido internacionalmente como Tree Cities of the World, trata-se de uma certificação concedida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em parceria com a Arbor Day Foundation.
A certificação reconhece cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes de manejo de florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas verdes, além de projetos habitacionais que preservam ecossistemas como manguezais e restingas.
Cubatão e demais cidades
O município da Baixada Santista ganhou destaque por ter sido conhecido, na década de 1980, como um dos mais poluídos do mundo, e agora recebe o “Selo Cidade Verde do Mundo”. Atualmente, a cidade é referência em políticas de sustentabilidade e preservação ambiental. Projetos habitacionais como os da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá também contribuíram para esse avanço, com foco na conservação de ecossistemas como manguezais e restingas.
Além de Cubatão, outras 12 cidades paulistas foram agraciadas: Cordeirópolis, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a capital, São Paulo.
Desenvolvimento sustentável
Esse esforço local está alinhado a políticas estaduais mais amplas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O Governo de São Paulo, no contexto do Plano Estadual de Meio Ambiente, oferece aos municípios programas como o Município VerdeAzul (PMVA) e o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-SP), além de ter dobrado o valor do repasse do ICMS Ambiental.
“Todas as cidades premiadas participam de pelo menos um desses programas, que visam orientar e apoiar as gestões públicas nas políticas de gestão ambiental, no planejamento alinhado à sustentabilidade, bem como valorizar e premiar aquelas que avançam no desenvolvimento sustentável”, referenciou o subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Jônatas Trindade.
Destaque – Cubatão, na Baixada Santista. Foto: Governo SP