Sábado | 4 de fevereiro, 2023
A cidade e o estado que podem ser comparados em tamanho e população a países da Europa, trarão desafios constantes ao novo governador Tarcísio de Freitas e sua equipe no que tange à seguança dos paulistas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve na manhã de sexta-feira (3) na cerimônia de passagem do Comando Geral da Polícia Militar. A ocasião marcou a posse do coronel Cássio Araújo de Freitas, que assume em substituição ao coronel Ronaldo Miguel Vieira. O evento aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), zona norte da capital. O subcomando-geral da instituição ficou a cargo do coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, que comandava o Comando de Aviação (CAvPM).
Secretaria de Segurança Pública
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite também prestigiou o evento. Conhecido como Capitão Derrite na Câmara dos Deputados, foi reeleito para mais um mandato em 2022 pelo PL. Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) comandou o Pelotão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o Pelotão de Força Tática no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 2013.
Ruas para os cidadãos
“Nada mais significativo do que a passagem do comando ser realizada no pátio da centenária Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os desafios de cuidar de mais de 46 milhões de pessoas são gigantescos, mas tenho a certeza de que estão à sua altura. Um policial verdadeiramente vocacionado, que ama o que faz, por isso eu o escolhi para estar comigo neste desafio de devolver às ruas aos cidadãos paulistas”, citou Derrite ao parabenizar o coronel Cássio.
Polícia Militar
O coronel Cássio ingressou na Polícia Militar em 1990 e foi promovido a coronel em 2020. Atuou em tropas especiais e operacionais, e já recebeu 27 medalhas e condecorações pelo excelente desempenho em cada função que assumiu na segurança pública paulista. Ao longo da trajetória na PM, o oficial esteve à frente dos comandos do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb), 5º Batalhão de Choque de São Paulo (BPChq), Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPA/M 3) e Comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6). O último posto ocupado pelo coronel Cássio foi o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável pelo policiamento ostensivo da Região Metropolitana de São Paulo.
Polícia Civil
Artur José Dian assumiu o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo no dia 1º de janeiro último. O faixa preta de Jiu Jitsu (graduado em 2002) e professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo possui formações em cursos junto à SWAT, ao FBI e outras instituições norte-americanas especializadas em segurança, além de passagens pelo GOE, GER e DOE. Em seu extenso currículo ainda consta a formação de Bacharel em Direito e pós-graduação no Curso Superior de Polícia pela Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Delegado de Polícia desde 1999 começou sua carreira no DECAP assumindo o 44º DP – Guaianases, 54º DP – Cidade Tiradentes e 15º DP – Itaim Bibi.
Fontes: SSP / PM / Governo SP
Destaque – Cerimônia de passagem do cargo de Comandante Geral da Polícia Militar ao Coronel PM Cássio Araújo de Freitas realizada na Academia Militar do Barro Branco na capital paulista. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP