Domingo | 16 de julho, 2023
Atuantes e engajados com a comunidade, os militares do tradicional batalhão militar sediado no Tatuapé comemoraram aniversário da unidade presentes nas ruas do bairro e adjacências.
Na última sexta-feira (14), um grande efetivo militar esteve reunido na entrada principal do Parque Ceret para iniciar mais uma operação policial, mas o detalhe é que nessa data também comemorou-se o 53º aniversário do batalhão que há 53 anos foi instalado na Rua Vilela, bairro Tatuapé, capital paulista. Atualmente sob o comando da tenente coronel Kimie que assumiu o posto no dia 20 de dezembro de 2022, com 30 anos de serviços à Polícia Militar, o 8º BPM/M foi fundado em 1970 e hoje se integra à sociedade na área onde atua, formada por cerca de 28 mil quilômetros quadrados, abrangendo uma população de 450 mil pessoas aproximadamente.
Aniversário comemorado com trabalho
Comemorando seu aniversário com trabalho e proteção à população, o comando do batalhão organizou uma operação envolvendo diversas unidades da PM, na região do Tatuapé e bairros adjacentes, com a presença do comandante do Policiamento da capital, coronel PM Reges Meira Peres – que recentemente recebeu a medalha ‘Mérito do Comando de Policiamento da Capital’. “Eu tive a honra de comandar o 8º BPM/M de 2018 a 2020, comemorando o 49º e 50º aniversário desta unidade. Desejo uma excelente operação e quero deixar consignado os cumprimentos do nosso comandante-geral Cássio Araújo de Freitas que vem nos liderando de forma singular. Sucesso a todos”, falou aos comandados, referindo-se ao Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
53º Aniversário
Ao receber o comando da tropa, a tenente coronel Kimie agradeceu a presença do coronel Guedes e lembrou que em sua carreira ele também comandou o 8º BPM/M. “Quero agradecer também ao comandante do CPA/M-11, coronel Caio, que é o grande incentivador para que possamos prestar um serviço profícuo e duradouro à zona leste. Parabéns à tropa especializada que sempre vem nos apoiar, agradeço ao pessoal do choque, do trânsito, águia”, disse parabenizando os militares presentes.
Comandante Kimie
Conversamos com a tenente coronel Kimie que possui ascendência japonesa e a primeira mulher no comando do 8º BPM/M. Ela nos conta que sua equipe está engajada na gestão participativa da PM e de braços abertos para estreitar os laços com a comunidade. “Esse apoio reflete muitos benefícios nas operações. É uma parceria de sucesso”, atribui. Falando do programa Vizinhança Solidária ela diz que é muito eficiente. “A gente vê o engajamento da comunidade, tem as reuniões e estamos ampliando. Eu incentivo a todos participarem da segurança. Hoje temos aumento de participantes, ampliação de área, como da 5ª Cia e reativações”, avalizou a comandante Kimie.
História
Criado em 1970, o 8º BPM/M já esteve sediado na Avenida Angélica em Higienópolis – denominado 30º Batalhão de Polícia Militar –, depois na Avenida Celso Garcia e em 1975 passou a operar na atual sede à Rua Vilela, 331. Atualmente está subordinado ao CPA/M-11 e compreende cinco companhias que atendem os bairros Tatuapé, Carrão, Vila Matilde e Vila Formosa, além dessas possui a Cia. Força Tática que abrange toda a área de atuação da unidade. Com mais de meio século, o batalhão passou à tradição do bairro. “É um batalhão histórico da região e é um orgulho para mim, mulher, de origem oriental e estou aqui em um dos melhores batalhões da capital sem dúvida, com um efetivo de homens e mulheres engajados. Nem tudo é sempre do jeito que a gente quer porque a criminalidade está presente, mas garanto que o pessoal é extremamente esforçado, profissional e técnico”, conclui.
Destaque – Destacamentos de diversas unidades militares presentes à revista em comemoração ao 53º aniversário do 8º BPM/M. Foto / Drone: 8º BPM