As homenagens valorizaram as inúmeras ações das quais a unidade integrante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Onze (CPA/M-11) participam e, de acordo com dados oficiais, conseguiram baixar os índices de criminalidade em sua área de atuação.


Coube à comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (8º BPM/M), tenente-coronel PM Kimie, iniciar o evento seguindo o rito militar de apresentar a tropa ao comandante do CPA/M-11, coronel PM Caio, que declarou aberta a Solenidade de Valorização Policial Militar no auditório do Colégio Adventista de Vila Matilde, zona leste da capital paulista. O 8º BPM/M integra o CPA/M-11 e está composto pelas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª companhias e a Força Tática, cada qual subordinada a um oficial comandante. No dia 15 de dezembro, a tenente-coronel Kimie completou seu primeiro ano de comando na unidade.

Solenidade

Envolvidos pela gratidão para com os comandados, dentre as companhias do 8º BPM/M, a Solenidade de Valorização Policial Militar homenageou diversos soldados, cabos, sargentos e oficiais, assim como presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e representantes da imprensa. As honrarias concedidas foram as seguintes:
:: Láurea de Mérito pessoal;
:: Honraria em 2º Grau;
:: Destaque de Produtividade;
:: Homenagem aos policiais militares do 8º BPM/M;
:: Homenagem aos comandos de Grupamentos Patrulhas;
:: Homenagem à Companhia de destaque;
:: Homenagem aos oficiais do 8º BPM/M;
:: Homenagem aos presidentes de Conseg;
:: “Challenge Coin” aos profissionais de imprensa;
:: “Challenge Coin” aos amigos do 8º BPM/M.

Canção

Com letra do poeta Guilherme de Almeida – autor do Hino do Estado de São Paulo, Hino Constitucionalista 1932 / MMDC, entre outras obras – e música do Major Maestro Jácomo Degobbi, entre aplausos e a vibração das dezenas de policiais militares, a Canção da Força Pública – atual Canção da Polícia Militar – foi ouvida e cantada de pé pela plateia – na sua maioria de militares. Conheça melhor o significado, perceba a genialidade do compositor e a história dessa bela canção, clicando aqui (acesso à página institucional da Polícia Militar).

Encerramento

No início do evento, o pastor da Igreja Universal, Roni Negreiros, verbalizou sua mensagem, cujas palavras foram enfatizadas no sentido de “amar ao próximo”. O ex-militar, que atuou durante 31 anos na PM, lembrou que “segurança é obrigação do Estado, mas a sociedade também tem que participar dela”. Já no final, foi convidado ao palco, o diretor do Colégio Adventista de Vila Matilde, Washington Luiz Saraiva, que também exaltou o trabalho da PM. A comandante Kimie desejou boas festas aos seus comandados. “Eu tenho que agradecer e falar que nós estamos baixando os indicadores [criminais], todos os comandantes das companhias estão fazendo um excelente papel”, celebrou e agradeceu o empenho de todas as companhias.

Comando

Em poucas palavras, o comandante do CPA/M-11, coronel PM Caio, levou sua gratidão à tropa. “Fomos do Tatuapé ao Jabaquara e da Mooca a Santo André”, referindo-se às ações empreendidas que conseguiram expandir territórios de atuação em colaboração com outras unidades da Polícia Militar de São Paulo. Segundo ele, ainda nesse sentido, tropas do 8º Batalhão participarão do reforço de policiamento no litoral paulista durante a Operação Verão Guarujá. “No Comando Regional, o 8º BPM/M foi o batalhão que mais produziu no Estado. Motivo de orgulho para os senhores,” enfatizou, dizendo que as ações da área de abrangência sob seu comando e da comandante Kimie são modelos para outras unidades.


Destaque – Foto: aloimage


Publicação:
Terça-feira | 19 de dezembro, 2023