A unidade da PM têm sido modelo de estratégias e procedimentos militares voltados à segurança da população e por isso convidada para atuar junto a outros membros da corporação, além da sua área de jurisdição.


Há muito tempo a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) vem se modernizando para garantir a segurança dos cidadãos de bem. O Comando de Policiamento de Área Metropolitano Onze (CPA/M-11) representa hoje essa atualização com um legado de sucesso, sendo o Comando Regional que mais produziu em 2023 no Estado. “Deixo aqui uma mensagem vitoriosa e o meu melhor agradecimento, com boas perspectivas para 2024”, exaltou o Comandante do CPA/M-11, coronel Caio Marcos de Oliveira, dirigindo-se a todos os militares presentes. A unidade é composta pelo 8º BPM/M, sob o comando da tenente-coronel Adriana Kimie e 21º BPM/M comandado pelo tenente-coronel Newton Kage.

Aniversário

Reunindo soldados, cabos, sargentos e oficiais da PM, assim como diversos representantes de áreas colaborativas entre os civis, foi comemorado o 19º aniversário do CPA/M-11 no dia 21 de dezembro nas dependências e auditório do Colégio Adventista de Vila Matilde, zona leste de São Paulo. Os militares e convidados foram recebidos com um brunch. Em seguida, o cerimonialista, capitão PM Ivanildo, anunciou o início do evento alusivo à Valorização Policial Militar e Aniversário com agraciamento das medalhas Valor Militar, Láureas de Mérito Pessoal e da Challenge Coin.

 

Foto: aloimage

 

Ubuntu

Próximo ao encerramento da solenidade, o coronel Caio passou à apresentação de dois vídeos. Um deles mostrava cantores espalhados pelo mundo, interpretando a canção “Stand by me” de Ben E. King. “Construída a várias vozes mundo afora, ela passa uma lição de que cada um no seu setor tem uma responsabilidade para o coletivo funcionar. Essa foi a mensagem que eu quis deixar para vocês”. Sobre o outro vídeo, continuou o comandante, “significa o motivo de estarmos aqui”. O vídeo mencionado tratou de uma pequena história sobre a palavra africana Ubuntu, relacionada às línguas Bantu do grupo ngúni, faladas pelos povos da África Subsaariana. Seu significado é “sou quem sou porque somos todos nós”, que no dialeto ainda se completa dizendo que “uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas”.

Tradição bicentenária

A corporação, que acaba de completar 192 anos rumando a passos firmes aos 200 anos, tendo o lema “Lealdade e Constância” em seu brasão de armas, recentemente elevou um dos seus quadros – o capitão Guilherme Derrite – ao mais alto cargo da Segurança Pública no Estado, mantendo a tradição de estar sempre à frente em seus objetivos. Parafraseando o coronel Caio, a respeito da PM, “tendo como foco o compromisso com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana”. O evento foi abrilhantado pelos componentes da Banda de Música da PM – unidade mais antiga da corporação – e contou com a presença do comandante da Coordenadoria de Assistência Jurídica da PM, coronel Marcelo Gonçalves Gaspar, e convidados civis.


Destaque – Foto: aloimage


Publicação:
Sábado | 23 de dezembro, 2023