Segunda-feira | 7 de agosto, 2023

A revista da tropa, que antecede a operação, acontecerá nesta terça-feira no Juventus.


A Operação Impacto vem sendo realizada em diversas áreas da zona leste de São Paulo, sob a responsabilidade das diversas unidades do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA-M) com a finalidade de inibir ações criminosas nas respectivas circunscrições e dessa forma atinge diversos bairros.

Comandos unidos em prol da segurança

Através das unidades CPA-M11, CPA-M4 e CPA-M1, a Operação Impacto Zona Leste desta terça-feira (8) promete ser uma das maiores já vistas. Cerca de 700 policiais e 300 viaturas, além das unidades de apoio devem ser envolvidas, com revista da tropa à partir das 14h30, no Clube Atlético Juventus – Parque da Mooca. “Será a maior operação policial urbana registrada na zona leste”, informou o Comandante da operação.

Homenagem

Durante a revista, os militares homenagearão o soldado PM L Pires do 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (8º BPM/M), tradicional força policial localizada no bairro Tatuapé, na capital paulista. O policial militar de apenas 26 anos, deixa sua esposa e faleceu na última sexta-feira durante a missão de proteger a sociedade. O fato foi lamentado por amigos e parentes nas redes sociais. Considerado um cidadão exemplar, seguia a carreira do pai, também policial.

Criminalidade na cadeia, cidadãos nas ruas

Com a promessa de ‘devolver as ruas aos cidadãos’, o atual Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite – oficial da reserva da Polícia Militar, ex-comandante da Rota e da Força Tática – é aguardado para o encontro. Nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas, desde o início de sua gestão vem causando prejuízos à criminalidade no estado e as operações militares concentradas fazem parte dessa estratégia.

Operação Impacto Zona Leste bairros abrangidos

A Operação Impacto Zona Leste tem como principal finalidade estabelecer um “Cinturão de Segurança” e abrange os bairros Sapopemba, São Mateus, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaquera, Itaim Palista, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Penha, Vila Carrão, Tatuapé e Mooca. O trabalho integra 16 batalhões da Polícia Militar e pretende “aumentar a percepção de segurança das pessoas que moram, trabalham e transitam”, nesses bairros. Em meados de julho, a operação foi estendida também para a região do ABC.


Destaque – Imagem: PMESP