Segundo aeroporto mais movimentado do país agora conta com sistema inteligente para reforçar a segurança no embarque e desembarque.
A Prefeitura de São Paulo amplia o alcance do programa Smart Sampa com a integração de 20 câmeras em pontos estratégicos do Aeroporto de Congonhas ao sistema de monitoramento por câmeras inteligentes. A medida reforça a segurança em uma das áreas de maior fluxo de pessoas da capital, proporcionando o uso de tecnologia de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real nas áreas públicas de embarque, desembarque e calçadas externas do aeroporto, segundo maior do Brasil em movimento de passageiros.
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes no dia 11, como mais uma medida para reforçar a segurança na capital, proporcionando o uso de tecnologia de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real.
“Com as câmeras do Smart Sampa, não terá nenhum foragido da Justiça desembarcando ou embarcando aqui que não seja reconhecido e comunicado às autoridades, à Polícia Municipal, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Polícia Federal, que, inclusive, tem essa grande parceria também com a Prefeitura de São Paulo através do nosso convênio do uso do Smart Sampa.”
As imagens são transmitidas em tempo real para a central de monitoramento do Smart Sampa, integrada aos bancos de dados de segurança pública, o que permite a emissão automática de alertas e a identificação de pessoas procuradas pela Justiça, veículos com restrição e outras ocorrências em tempo real. A partir dessa integração, as informações são compartilhadas imediatamente com as equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em campo, ampliando a capacidade de resposta operacional.
A atuação no local será compartilhada com equipes da GCM responsáveis pelo patrulhamento das áreas externas do aeroporto, enquanto a Polícia Federal continuará atuando nas áreas internas de embarque e desembarque.
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina e já conta com 40 mil câmeras integradas em pontos estratégicos de São Paulo – sendo 8.500 delas localizadas na zona Sul. Desde novembro de 2024, o sistema contribuiu para a captura de 2.305 foragidos, a prisão em flagrante de 3.525 criminosos, a localização de 121 pessoas desaparecidas e o registro de 1.000 ocorrências envolvendo veículos em toda a cidade.
Destaque – Anúncio de novas câmeras do Smart Sampa no Aeroporto de Congonhas. Foto: Sergio Barzaghi/SECOM




