Estamos mostrando algumas receitas com sugestões de vinhos que podem ser preparadas com certo grau de rapidez – para quem tem prática – ou se tornarem o ponto de partida para amantes da cozinha que ainda estão iniciando.


Se esta receita, indicada pelo mestre para “dias quentes”, te encantar, será possível conhecer outras tantas. No mês passado, divulgamos quatro receitas que também podem interessar. Mas para ter um conhecimento completo é possível adquirir o livro “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, escrito por Saul Galvão e lançado pela Editora Senac em 1999 (415 páginas). Saiba mais sobre o livro e seu autor, clicando aqui e aproveite mais quatro receitas.


Está mais que provado que não é preciso complicar muito para fazer um bom prato. Este tradicional prato é uma prova disso.

Spaghetti alla puttanesca

Reprodução: Facebook / @saulgalvaooficial

Por Saul Galvão (1999)


Um prato bastante popular da cozinha de Nápoles, ideal para quem gosta de sabores marcantes e temperos fortes. Uma massa copiosa, reconfortante. A receita original pede o peperoncino, que pode ser substituído pela calabresa. O peperoncino é uma pimenta pequena e fina, com cerca de 1 cm de comprimento.


Ingredientes

400 gramas de espaguete
6 tomates grandes e maduros (ou 1 lata de 400 gramas de tomate pelado importado da Itália)
3 filés de anchova (aliche)
1 colher de sopa de alcaparras
2 dentes de alho
100 gramas de azeitonas pretas sem os caroços
4 ramos de salsinha
7 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de café de pimenta calabresa (ou 1 peperoncino)
1 colher de chá rasa de orégano e sal.

Utensílios

Uma panela grande, um escorredor de macarrão, uma panela média para preparar os tomates, uma faca, uma tábua de cozinha, um martelo de carne, uma frigideira, uma colher de pau, pratos para dispor os ingredientes.

Modo de fazer

Esquente bastante água para cozinhar a massa. No mínimo 4 litros de água com quatro colheres de chá de sal. Deve levar uns 20 a 25 minutos para ferver.

Enquanto isso, prepare os ingredientes. Esquente água numa outra panela e coloque os tomates. Retire depois de alguns minutos, coloque sob água corrente. Retire as peles e sementes e pique. Devemos ter cerca de 400 gramas de tomate.

Dessalgue os files de aliche sob água corrente. Dessalgue também as alcaparras.

Pique muito bem os dentes de alho. Corte as azeitonas em lascas. Pique a salsinha. Vamos precisar de cerca de uma colher de sopa rasa de salsinha picada.

Com a água já fervendo, comece a preparar o molho. Coordene o tempo. O molho deve levar cerca de 25 minutos para ficar pronto e a massa cozinha em cerca de 12 minutos.

Esquente o azeite numa frigideira e refogue o alho. Fogo médio. Junte o aliche e amasse bem com uma colher de pau. Acrescente os tomates, as azeitonas, as alcaparras, a pimenta e o orégano. Deixe para salgar no fim, pois vários ingredientes já são salgados.

Baixe o fogo e cozinhe o molho durante uns 20 minutos. Vá vigiando a panela. Se necessário, coloque um pouco mais de água. O molho deve cozinhar no fogo baixo.

Cozinhe a massa. ela deve ficar al dente, isto é, cozida mas ainda durinha.

Salgue o molho. Escorra a massa e misture-a ao molho. Espalhe por cima a salsinha e sirva.


Sugestões de vinhos

Para ficar com a tradição italiana, um branco alegre e frutado, como Frascati, Orvieto, Pinot Grigio, Soave e um bom Riesling nacional.


Fonte: “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, Saul Galvão, Editora Senac – SP, 1999 (415 páginas).


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Segunda-feira | 22 de abril, 2023