ChatGPT domina 84% do tráfego de IA e setores YMYL dominam crescimento de tráfego via inteligência artificial.
A Previsible analisou 1,96 milhões de sessões em plataformas de IA entre novembro de 2024 e novembro de 2025. O estudo revela que o ChatGPT concentra 84,2% de todo o tráfego gerado por buscadores de IA, com crescimento de 3,26x no período. A IA já representa 0,13% do tráfego total dos sites analisados.
O Perplexity aparece em segundo lugar com 8,6% de share e crescimento de 1,15x. O Gemini detém 4,5% (crescimento de 1,34x), seguido pelo Copilot com 2,1% (explosão de 25,2x) e Claude com 0,6% (crescimento de 12,8x). Apesar dos números menores, Copilot e Claude mostram as maiores taxas de expansão.
O estudo identificou que páginas de busca interna concentram 34,2% do tráfego de IA. Blogposts capturam 14,3%, páginas de produto ficam com 6%, páginas de preço com 4,3% e páginas de suporte com 3,8%. As páginas de preço têm penetração de IA 3,5x maior que a média do site (0,46% vs 0,13%).
Os setores YMYL (Your Money or Your Life) lideram o crescimento de tráfego via IA. O setor legal cresceu 11,9x, finanças 2,9x e saúde 2,4x no período analisado. No e-commerce, a penetração de IA aumentou 67% durante a temporada de festas, indicando um uso crescente para pesquisa de produtos, principalmente nas datas sazonais.
Por que isso importa
O padrão de comportamento mostra que os usuários de IA buscam páginas de comparação de ferramentas, análises de indústria e preços, pulando etapas de navegação. Por isso, a principal recomendação é otimizar o conteúdo para perguntas específicas de IA e garantir a transparência em páginas de comparação e preços.
Além disso, é preciso priorizar páginas de produto ou comparações, porque é para onde o tráfego de IA está sendo direcionado. Por isso, outra recomendação é tratar o UX (user experience) como uma estratégia de aquisição e não apenas como design.
Fonte: Conversion
Destaque – Imagem: aloart / G. I.




