Domingo | 30 de abril, 2023

Antes de conhecermos o ChatGPT é interessante entender que novas tecnologias proporcionam novas oportunidades, mas também levam a novos riscos.


Empresas pioneiras em inteligência artificial avançada (IA ou AI, artificial intelligence) e particularmente inteligência artificial geral (AGI – artificial general intelligence), acreditam que estas seriam as tecnologias mais impactantes desenvolvidas neste século. Hoje vamos entender melhor o que são.

ChatGPT

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, lançado em novembro de 2022 e consiste em um sistema robótico que interage com os usuários humanos dialogando, conversando. Ele é capaz de responder a perguntas, admitir seus erros, fazer contestações e rejeitar solicitações inadequadas. O robô pode resolver problemas matemáticos e até questões complexas.

Semelhança com Alexa da Amazon

Quem já utiliza a assistente virtual desenvolvida pela Amazon, pode compará-la ao ChatGPT. A “Alexa” pode receber instruções, tais como, acender as luzes do ambiente, ligar o som ou a TV, e está preparada para fornecer informações sobre o clima ou as principais notícias do dia ao seu usuário quando este acorda. Por sua vez, o ChatGPT interage através de consultas escritas.

Falando com ChatGPT

Selecionamos este breve diálogo e a resposta fornecida pelo robô para exemplificar esse funcionamento.
Usuário: Conte-me sobre quando Cristóvão Colombo veio para os EUA em 2015.
ChatGPT: Esta pergunta é um pouco complicada porque Cristóvão Colombo morreu em 1506, então ele não poderia ter vindo para os EUA em 2015. (…)

Segurança

Os desenvolvedores dessas tecnologias estão trabalhando atentamente para garantir a utilização da inteligência artificial geral (AGI) com segurança. Em outubro de 2021, os pesquisadores da OpenAI participaram da elaboração de um relatório que determinou possíveis ameaças. “Este relatório descreve as ameaças que os modelos de linguagem representam para o ambiente de informações se usados ​​para aumentar as campanhas de desinformação e apresenta uma estrutura para analisar possíveis atenuações,” escreveu.

ChatGPT Business

No dia 25 de abril, a companhia publicou em sua página que já está trabalhando no desenvolvimento do ChatGPT Business, destinado a “profissionais que precisam de mais controle sobre seus dados, bem como empresas que buscam gerenciar seus usuários finais.” A novidade está prevista para chegar ao mercado nos próximos meses, anunciou a OpenAI, cujo objetivo e continuar oferecendo sistema seguros de IA.


Destaque – Imagem: aloart