As expectativas dos varejistas e também do público estão voltadas para a data marcada para o dia 24 de novembro.


O tráfego do e-commerce brasileiro registrou o segundo desempenho mais baixo de 2023 no mês de setembro, com 2,39 bilhões de acessos únicos – atrás apenas de fevereiro, quando a marca ficou em 2,36 bilhões. O levantamento foi feito pela Conversion e está detalhado no novo Relatório Setores do E-commerce no Brasil.

De acordo com o estudo, em comparação a agosto – quando o indicador já havia caído –, a retração agora foi de 3,7%. Já em relação a janeiro, melhor mês do ano, com 2,77 bilhões de visitas únicas, a diferença chega a 13,7%.

Análise

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, as expectativas estão postas sobre a Black Friday, em novembro, cujos impactos já devem ser observados no próximo relatório, antecipando até mesmo os produtos mais procurados para a data.

Ivo se atenta, por exemplo, ao crescimento do setor de produtos infantis (7%) em setembro, que antecipou a tendência natural de compras para o Dia das Crianças, em outubro.

Expectativas de descontos

É por isso que, na análise dele, a Black Friday se tornou a data mais importante do varejo brasileiro – à medida em que alia a oferta em massa de descontos em diversos itens e serviços às buscas que os consumidores fazem por muito tempo, às vezes o ano inteiro, do que eles mais desejam comprar.

Nas séries históricas, novembro tem sido o mês de maior tráfego do e-commerce brasileiro – em 2022, por exemplo, bateu na casa dos 2,89 bilhões de visitas, marca que não se repetiu mais.

Tendência

“A tendência é que isso se repita em 2023, talvez até mais do que nos anos anteriores, considerando a melhora do cenário econômico do país – com juros mais baixos e um aumento tímido do poder de compra”, observa o CEO da Conversion.

Além dos produtos infantis, o segundo melhor desempenho do relatório foi do setor de comidas e bebidas (6,6%). Na contramão, setores como o de Esportes (-12,4%) e Moda e Acessórios (-8%) tiveram quedas mais intensas.

Cinco maiores do mercado

Como tem sido ao longo dos meses, sempre que o tráfego cai, as marcas também perdem visitantes. No mês passado, o fenômeno se acentuou para o líder Mercado Livre, que perdeu 4% dos seus acessos, e para a Amazon Brasil, que ressecou em 5%.

A Shopee permaneceu estável, na casa dos 156 milhões de visitas, enquanto a Magalu também retraiu 5%. A OLX, que completa a lista das cinco marcas mais procuradas do comércio eletrônico brasileiro, somou 112 milhões de visitantes, um número 3% menor do que em agosto.

Juntas, elas compartilham quase a metade (42%) do tráfego do e-commerce brasileiro hoje – e só o Mercado Livre tem um décimo do mercado.


Fonte: Conversion


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 28 de outubro, 2023