Setor de marketplaces cai 8% em dezembro, ainda assim o melhor resultado desde julho do mesmo ano.


Depois do ápice de visitas em novembro, por conta da Black Friday, a queda esperada nos dados de dezembro, de 8,6%, não foi suficiente para desaquecer o tráfego nas plataformas. No total, 2,57 bilhões de acessos foram registrados no mês. Os dados são da pesquisa Conversion, em recente levantamento do setor divulgado em janeiro/2024.

Demanda

Diego Ivo, CEO da Conversion, observa que o último mês do ano ainda é marcado pela demanda aquecida das compras de fim de ano. É assim que o desempenho de dezembro espelhou o de julho, quando muita gente aproveitou as férias da metade do ano para buscar produtos relacionados a viagens, por exemplo. “A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”, explica ele. “Por outro lado, muita gente segue procurando presentes para as datas de fim de ano, o que não faz o tráfego cair tão drasticamente. De alguma forma, as plataformas permanecem sendo demandadas”, completa.

Quedas

Segundo o levantamento vários setores tiveram resultados negativos, como o de Importados que caiu 20% em comparação a novembro. Casa e Móveis (-17,6%) e Cosméticos (-17,2%), também apresentaram queda no número de visitas, mostram os indicadores da pesquisa. “O setor de marketplaces, que corresponde a quase metade do e-commerce brasileiro, caiu 8% em dezembro, ficando com 1,12 bilhão de usuários únicos – ainda assim o melhor resultado desde julho (1,14 bilhão). Em relação ao mesmo mês de 2022, a retração foi de 8,3%. Vale lembrar que, neste caso, aquele dezembro foi o maior volume de tráfego desde então, com 1,22 bilhão de visitas.”

Faturamento

O estudo mostra que o faturamento também perdeu fôlego, após crescer por quatro meses consecutivos. “A queda de 53% nas receitas, porém, deve ser relativizada pela base de comparação altíssima de novembro, quando os players faturaram 123% a mais. Visto por esse prisma, dá para dizer até que o desempenho permaneceu alto em comparação aos outros meses do ano.” Os principais marketplaces também perderam força em dezembro: Mercado Livre (-2,8%), Amazon Brasil (-10%) e Shopee (-3,5%). Juntos, os três líderes somaram cerca de 725 milhões de usuários. Por sua vez, o Mercado Livre possui, sozinho, praticamente o mesmo volume de visitantes de Amazon Brasil e Shopee, indica o relatório.

Turismo cresce

Na contramão à retração de outros setores, o setor de Turismo subiu mais de 6% em dezembro, puxado pela demanda das férias de verão. Naturalmente pelas altas temporadas de verão, a tendência é de alta pelo menos até março. Diego Ivo nota que 2023 foi bastante positivo para o e-commerce brasileiro, que registrou uma média de 2,5 bilhões de visitas únicas por mês. “O mais relevante é que boa parte desse tráfego se transforma em vendas, robustecendo o e-commerce como um todo”, diz ele. “Hoje, é impensável não ter produtos do comércio ou dos serviços fora do online. Com mais gente na rede, também aumenta o volume de clientes. É um ciclo produtivo”, complementa.


Fonte: Conversion


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 28 de janeiro, 2024