A avaliação foi divulgada pela Conversion, agência de SEO que mensalmente apura os resultados do e-commerce no país. Apesar da queda, perspectivas para os próximos meses apontam para uma possível retomada, com o Mês do Consumidor e Dia das Mães.


Depois dos bons resultados do fim de 2023 e janeiro deste ano, o tráfego do e-commerce seguiu a tendência esperada para fevereiro e caiu 12,3% na comparação ao mês anterior, somando 2,34 bilhões de visitas únicas. O número é 1,2% menor do que o de fevereiro de 2023, quando os acessos também haviam caído após o desempenho positivo de janeiro. Apontou o Relatório Setores E-commerce no Brasil – Análise do comércio eletrônico brasileiro em fevereiro/2024, divulgado no dia 27 de março.

Dados ajudam a entender a queda

Entre os dados do Relatório, estão as retrações de alguns setores que vinham de resultados positivos desde novembro passado, como o de turismo, por exemplo, que alcançou uma marca extraordinária de 240 milhões de acessos somente no mês de janeiro deste ano. No entanto, em fevereiro, o setor sofreu uma queda significativa, perdendo quase um terço de sua magnitude (-26%) em comparação com o mês anterior.

As plataformas de produtos infantis (-18,7%) e de eletroeletrônicos (-17%) também caíram significativamente em fevereiro, colaborando para puxar o resultado geral para baixo.

Marcas perdem acessos

Mesmo as marcas perderam bastante acessos em fevereiro. O Mercado Livre registrou 330 milhões de visitas, um montante 9% menor do que janeiro. A Amazon Brasil, mais do que isso, retraiu 12%, enquanto a Shopee caiu 7%. A Magalu perdeu quase um quarto do tamanho (-20,1%) em comparação ao primeiro mês do ano. “Depois do aquecimento na demanda do fim do ano, das férias e da volta às aulas, além do fato de fevereiro ser um mês mais curto, vemos essa já esperada queda no tráfego”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion.

Análise

“Apesar da retração, este é um momento de recuperação para o varejo como um todo, dadas as condições macroeconômicas. Com eventos importantes se aproximando, tudo indica que os números irão subir, e os relatórios futuros têm o potencial de mostrar insights valiosos. Esses dados podem orientar estratégias e ajudar o varejo a se preparar para tirar o máximo proveito das oportunidades que se apresentam,” analisa Diego Ivo.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Segunda-feira | 1º de abril, 2024