O mercado editorial brasileiro registrou um avanço nas vendas de livros digitais em 2024. Segundo o levantamento coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData, o faturamento das editoras com conteúdo digital cresceu 21,6% em termos nominais em comparação com o ano anterior. Descontada a inflação, o aumento real foi de 16%.


Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelas Bibliotecas Virtuais, que representaram 44% do faturamento do segmento digital e cresceram 47,6% em relação a 2023. Outro destaque foi o formato de assinatura, no qual a categoria de Ficção passou a responder por 54% da receita gerada — a maior participação entre os gêneros —, divulgou o E-commerce Brasil.

Ao todo, foram vendidos 12,2 milhões de livros digitais no modelo à la carte, sendo 94% e-books e apenas 6% audiolivros. A maior parte das vendas se concentrou nos gêneros Ficção e Não Ficção, ambos com 39% de participação. O segmento CTP (Científico, Técnico e Profissional) ficou com 22%.


Destaque – Imagem: aloart / G I


Leia outras matérias desta editoria

Busca por cupons é a nova mania do consumidor digital na Black Friday, aponta pesquisa

A cada ano, a Black Friday se consolida como o principal evento do varejo brasileiro, especialmente no ambiente online. Uma pesquisa da Rakuten Advertising chama atenção para a transformação do comportamento do consumidor e aponta que cerca de 98% dos...

Olho Vivo na Black Friday 2025: data pode bater recorde

As expectativas com a data estão abrindo os olhos de todos os segmentos, incluindo o Procon de São Paulo. E-commerce projeta um faturamento na casa dos 11 bilhões. A Fundação Procon de São Paulo lançou uma enquete comportamental para entender hábitos,...

Pix vai alavancar vendas na Black Friday 2025; veja alguns resultados de duas importantes pesquisas

Duas pesquisas apontam o meio de pagamento com aumentos substanciais com referência aos cartões de crédito. Os novos serviços do Pix, assim como o tradicional, estão alçando esse meio de pagamento na web e a modalidade vai ganhando espaço entre os...

Dicas & Notícias do E-commerce

Leia sobre os avanços chineses, mercado de luxo, planejamento estratégico e sobre o comportamento dos clientes digitais. Marcas chinesas de eletroeletrônicos já superam 20% das vendas no Brasil Marcas chinesas de eletroeletrônicos estão conquistando espaço...

Temu ultrapassa Mercado Livre e se torna o maior e-commerce do Brasil em um ano

O anúncio foi feito ontem (19) pela Conversion e consta no levantamento do Relatório dos Setores do e-commerce. Na pesquisa anterior, os três primeiros colocados foram Mercado Livre, Shopee e Temu em terceiro, depois de ser superada pela concorrente...

Shopee ultrapassa Temu e volta a ser o 2º maior e-commerce do Brasil

A batalha pelo topo do e-commerce ou, por enquanto, a segunda colocação entre os melhores, vê nova troca de posições entre os maiores players do setor. O mês de junho de 2025 foi marcado por retrações em quase todos os setores do e-commerce brasileiro....

Case de sucesso e dicas para quem ainda tem dúvidas sobre digitalizar seus negócios

Conheça o case da empresa que aumentou seu tráfego orgânico em 153% com o SEO Programático e uma pesquisa sobre o mercado digital apontando que 30% dos pequenos negócios brasileiros ainda não vendiam por meios digitais. A Lello Imóveis, empresa criada há...