Quarta-feira, 19 de setembro de 2017 às 11h26
Conforme a nota divulgada nesta manhã, o objetivo é chamar a atenção do uso excessivo do carro e incentivar o uso de outros modais. As informações são Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá fechar, na próxima sexta-feira (22/09), das 6h às 20h, algumas vias do Centro Histórico da cidade ao trânsito de carros e motos. A iniciativa, na data em que se celebra o “Dia Mundial Sem Carro”, busca expor o uso demasiado do veículo particular na cidade, bem como incentivar a utilização de outros modais, como ônibus, Metrô e bicicleta.
A proibição acontecerá em toda extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e em trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista), sendo permitido somente o trânsito de ônibus, táxis e bicicletas.
Bloqueios
• Praça da Sé com Rua Venceslau Brás
• Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto
• Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá
• Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição
Devido aos bloqueios, carros e motocicletas não poderão transitar.
Desvios
Sentido da Praça da Sé / Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.
Sentido da Praça Ramos de Azevedo / Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.
Não haverá alterações no transporte público, uma vez que estará liberado o trânsito para ônibus e táxis nas vias bloqueadas.
A iniciativa faz parte da Semana da Mobilidade e busca incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, propor soluções como a prática da carona entre amigos e vizinhos (o que aumenta a lotação dos carros e diminui o número de veículos nas ruas), estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta.
A CET colocou faixas na região alertando para os bloqueios e acompanhará o evento, monitorando os desvios propostos e os principais cruzamentos afetados, orientando os motoristas sobre a proibição.
Recomendações da CET
– Respeite a sinalização;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.
Para falar com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.
Da CET e SECOM
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações