Dicas de Saúde da NESTLÉ e HIAE
Peixe é sáude!
Você sabia que comer peixe, no mínimo duas vezes por semana, é muito saudável?
Isso, porque o peixe é extremamente nutritivo, sendo uma das principais antes de proteína na nossa alimentação. Os benefícios dessa carne se aplicam tanto às espécies gordurosas quanto às magras.
Como a maior parte dos frutos do mar é pobre em gordura mas com elevado valor nutritivo, você pode se esbaldar em receitas de sabores inconfundíveis!
Peixe um rico alimento
O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) publicou um artigo completo sobre o assunto no qual afirma não ser novidade que “uma dieta equilibrada deve incluir porções semanais de pescados”. Conforme informou, segundo a American Heart Association, o ideal é consumir esse alimento ao menos duas vezes por semana, especialmente os peixes de água fria, como salmão, truta, bacalhau e arenque, porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares.
Em outro estudo divulgado em agosto de 2008 pela Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) mostra que o alto consumo de peixes no Japão pode diminuir o número de ocorrência de doenças cardíacas, pois substitui os alimentos ricos em gordura saturada ou trans, como carnes gordurosas e laticínios integrais.
Em seu artigo, o Einstein esclarece que além da escolha da espécie mais nutritiva, é necessário acertar no preparo para que não se percam vitaminas e para que o alimento não ganhe gordura. “O método de preparo deve evitar a utilização de gorduras saturadas e trans. O melhor é optar pelo cozimento no forno ou na grelha. Quem prefere o peixe frito pode prepará-lo de vez em quando, com pouco óleo vegetal numa frigideira, mas as melhores opções são as preparações assadas, cozidas ou grelhadas”, explica Eneida Ramos, nutricionista do HIAE.