Criado pelos empreendedores americanos Luke e Maisie Knowles, a data alavanca as vendas em um mês com poucos atrativos que precede uma das datas mais esperadas do ano.


O Dia do Frete Grátis acontece no Brasil no dia 28 de abril este ano. Segundo pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Octadesk, um dos principais fatores – com uma média de 67% das respostas – para finalizar uma decisão de compra é o frete grátis. Outro ponto que chama atenção é o prazo de entrega, com 44% dos consumidores ressaltando que é um fator importante no momento de escolher o serviço ou produto. Além disso, o frete grátis aparece ainda como o principal fator no caso de recompras, com 16%.

Pesquisas

“Essa história começa em 2008. Com a intenção de expandir a temporada de compras dos consumidores, o dia do frete grátis – ou free shipping day no original – foi criado nos Estados Unidos,” escreveu Helena Canhoni do E-commerce Brasil que publicou os dados da pesquisa.

Segundo Vanessa Bianculli, gerente de marketing e comercial do Melhor Envio, os empreendedores precisam se preparar de maneira adequada para evitar que as ofertas acarretam em prejuízos para a empresa. “O planejamento é fundamental para que a ação não só atraia clientes, mas dê lucro, por isso, o empreendedor precisa colocar todo custo na ponta do lápis, pois vai precisar absorvê-lo de alguma forma”, declarou ao portal de e-commerce.

Não é segredo que conquistar clientes é um investimento caro. Levá-los até a loja e ao final perder a venda por conta do valor do frete ou do prazo de entrega é um enorme prejuízo para as empresas que operam online. O dia do frete grátis aparece como uma oportunidade para aplicar estratégias que cativem os consumidores e melhorem o custo de aquisição por cliente (CAC).

Dicas

Para isso, quatro dicas podem ser aplicadas: informações claras sobre valor de frete, mais opções de entregas, promoções para compras com maior valor e a oferta do frete sem custo.

Raissa Simenes Martins Fanton, em artigo para o E-Commerce Brasil, reflete: “ao oferecer frete grátis, as empresas podem coletar informações importantes sobre as regiões de maior demanda, o valor médio dos pedidos, os produtos mais vendidos, entre outras informações relevantes para a tomada de decisão”.


Fonte: E-Commerce Brasil


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sexta-feira | 26 de abril, 2024