Operações especiais dos transportes públicos e no trânsito visam facilitar acesso dos estudantes aos locais do Exame.
O Governo paulista oferecerá transporte gratuito nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos domingos 3 e 10 de novembro, a CPTM, EMTU e Metrô terão frota reserva e gratuidade (inclusive nos ônibus intermunicipais) para todos os estudantes que irão realizar as provas do ENEM.
A gratuidade valerá para todos os passageiros que utilizarem o sistema metropolitano de transporte público em ambas as datas, 3 e 10 de novembro, no período das 9h às 21h, em todas as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. De acordo com o Governo, não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação.
A oferta de viagens sem a necessidade de pagamento de bilhetes valerá também para as linhas de metrô e trem operadas pelas concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), sob gestão da Secretaria de Parceria em Investimentos.
Trânsito na capital
A Prefeitura informa que o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) será liberado ao tráfego para melhorar as condições de acessibilidade entre as zonas Leste e Oeste, das 7h às 14h. O programa Ruas Abertas será suspenso na Avenida Paulista, na Liberdade e a Ciclofaixa de Lazer estará suspensa durante os dias do exame. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização existente nos locais. Conforme as informações do órgão, a capital paulista contará ainda com 6,8 ônibus circulando com tarifa zero.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar os principais corredores da cidade para garantir as condições de segurança aos pedestres e a fluidez do trânsito. Serão agilizadas as remoções de interferências, fiscalizações em áreas de embarque e desembarque, orientações da travessia de pedestres e as operações de semáforos.
Bikes
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Destaque – Imagem: Governo SP / Enem / Divulgação / +aloart
Publicação:
Sábado | 2 de novembro, 2024