A partir de meados da década de 2030, todas as costas dos EUA sofrerão inundações de maré alta capazes de elevar o nível do oceano rapidamente. As alterações poderão ser observadas quando um ciclo lunar amplificar o aumento do nível do mar causado pelas alterações climáticas.
O estudo foi divulgado em 2019 pela Equipe Científica de Mudança do Nível do Mar da Nasa da Universidade do Havaí, demonstrando que as marés altas excederão os limites de inundação conhecidos em todo o país com mais frequência. Além do mais, as inundações ocorrerão por vezes em grupos que podem durar um mês ou mais, dependendo das posições da Lua, da Terra e do Sol.
Inundações em todo o mundo
“As áreas baixas perto do nível do mar estão cada vez mais em risco e sofrendo devido ao aumento das inundações, e isso só vai piorar”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “A combinação da atração gravitacional da Lua, o aumento do nível do mar e as alterações climáticas continuarão a exacerbar as inundações costeiras nas nossas costas e em todo o mundo. A Equipe de Mudança do Nível do Mar da NASA está fornecendo informações cruciais para que possamos planejar, proteger e prevenir danos ao meio ambiente e aos meios de subsistência das pessoas afetadas pelas inundações.”

Inundações na maré alta em Honolulu. Imagem publicada em julho de 2021. Crédito: Projeto Hawaii Sea Grant King Tides
El Niño
No dia 8 de novembro deste ano, uma descoberta da Nasa, relacionada ao El Niño, apontou que as enchentes de maré alta que inundam estradas e edifícios ao longo da costa oeste das Américas tendem a ser incomuns fora dos anos do El Niño, mas isso poderá mudar até 2030. O El Niño, que ainda está em desenvolvimento este ano, é um fenômeno climático periódico caracterizado por níveis do mar acima do normal e temperaturas oceânicas mais altas que a média ao longo do Pacífico equatorial. Estas condições podem espalhar-se em direção aos polos ao longo das costas ocidentais das Américas.
Costa ocidental das Américas
Uma análise feita pela equipe científica da mudança do nível do mar da NASA descobriu que, se um forte El Niño se desenvolver neste inverno (que ocorre no Hemisfério Norte), as cidades ao longo da costa ocidental das Américas poderão ver um aumento na frequência de inundações de maré alta que podem inundar estradas e se espalhar para áreas baixas atingindo as construções.

Uma maré invulgarmente alta, chamada King Tide, inunda rampa de acesso de uma autoestrada no norte da Califórnia em janeiro de 2023. A subida do nível do mar e os El Niños podem agravar este tipo de inundação. Crédito: Projeto California King Tides.
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Sábado | 2 de dezembro, 2023