Sexta-feira | 22 de junho, 2022

Glacier Express, um trem para se apaixonar entre os cantões suíços e italianos no alto das montanhas cobertas de neve. “Sabemos que viajar da fome”, a frase traduz o sentimento de conforto imaginado para receber os viajantes. Tudo em meio aos cantões suíços que até 1848 eram independentes.


O Glacier Express ou Expresso Glaciar em português, é um trem expresso ligando estações ferroviárias das duas principais estâncias de montanha de St. Moritz e Zermatt, nos Alpes suíços. O trem é operado conjuntamente pela Matterhorn Gotthard Bahn (MGB) e Rhaetian Ferroviária (RhB) ou Ferrovia Rética. Durante grande parte da sua jornada, ele também passa ao longo e através do mencionado Patrimônio Mundial da Unesco, conhecido como o Rhaetian Railway in the Albula/Bernina Landscapes (em português: Paisagens da Ferrovia Rética em Albula e Bernina).

Acompanhe aqui o trajeto da Ferrovia Rética

O Glacier Express não é um expresso no sentido de ser um trem de alta velocidade, mas sim, de que ele oferece todo o conforto para uma viagem de longa duração. Na verdade ele tem a reputação de ser o mais lento trem expresso do mundo. Ele viaja de Zermatt a Davos ou Saint Moritz em cerca de 7 horas.

 

Glacier Express em Rheinschlucht, um cânion criado pelo Rio Reno nos Grisões, leste da Suíça. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Gex AG, Stefan Schlumpf

 


Leia a primeira parte desta linda viagem pelos Alpes

Ferrovia Rética: a dolce vita nos Alpes – parte 1


 

É um dia de viagem através de paisagens intocadas de montanhas, balneários glamourosos, profundos desfiladeiros, vales encantadores, 91 túneis e 291 pontes impressionantes, chegando a 2.033 metros de altitude na passagem Oberalp.

 

Glacier Express, serviço de bordo criado para mimar os passageiros. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Gex AG, Stefan Schlumpf

 

Mimos e muito glamour em uma viagem apaixonante

Durante a viagem a bordo do Glacier Express de St. Moritz a Zermatt (ou vice-versa), o viajante será literalmente mimado, desfrutando de um menu de três pratos ou o prato do dia servido em seu próprio lugar ou melhor na sua poltrona.

 

Glacier Express passando por Versam, no Cantão Grisões. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Gex AG, Stefan Schlumpf

 

A empresa só faz um aviso importante: é sempre necessário fazer reserva. Todos os trens têm um Railbar e também são servidos lanches, doces e bebidas aos passageiros. Segundo a companhia que opera o Glacier: “Sabemos que viajar dá fome”.

 

Glacier Express, uma viagem para se apaixonar. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Gex AG, Stefan Schlumpf

 

Inaugurado em 1930, foi operado por três companhias ferroviárias: Brig–Visp–Zermatt Bahn (BVZ), Furka Oberalp Bahn e RhB. Desde 2003, o trem está sendo operado pela RhB e a MGB, que surgiu entre a fusão da BVZ e a FO.

 

Mapa com o trajeto alpino percorrido pelo Glacier Express. Imagem: © Rhaetian Railway / RhB / Google maps

 


Foto do destaque: Passo Oberal (Oberalpass), onde o comboio quase desaparece na neve, com marcas de skis e snowmobiles. Foto: © Rhaetian Railway / RhB / Gex AG, Stefan Schlumpf

 

Chur, Suíça: a dolce vita nas montanhas geladas dos alpes entre a Itália, Alemanha e França