Sexta-feira | 28 de junho, 2019 | 15h56
O governador João Doria entregou ao ministro Moro o grau da Grã-Cruz.
Gerson Soares
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, acaba de fazer o seu pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes onde ocorreu a solenidade que reuniu autoridades e o governador João Doria com o intuito de condecorá-lo. Ele recebeu a medalha da Ordem do Ipiranga no grau da Grã-Cruz, o mais elevado.
A homenagem vem em boa hora e demonstra a confiança depositada pelo governador do maior estado da União na sua conduta, diante das pressões que vem sofrendo injustamente. Em seu discurso, Moro lamentou os ataques das duas últimas semanas e lembrou que em 2006, durante a Operação Lava Jato, eles também foram intensos. Mas assim como na atualidade, o apoio da sociedade brasileira o comoveu e sua esposa sugeriu que fosse criada uma página no facebook para abrigar esses incentivos à sua atuação impecável.
Depois de agradecer com ênfase a ela, pela caminhada lado a lado, disse que essa conquista é de toda a sociedade. Aplaudido pelos presentes, agradeceu também o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que está no Japão em missão.
Maior honraria do Estado de São Paulo
O ministro lembrou ainda do início da Lava Jato e da prisão de Paulo Roberto Costa, diretor da Petrobras, fato que desencadeou uma série de desdobramentos conhecidos. Todavia, Moro disse que a operação faz parte do seu passado e que agora o seu compromisso é o aperfeiçoamento das ações de combate à corrupção e ao crime organizado. “Eu quero dizer que não vou desistir”, afirmou convicto.
A medalha é a maior honraria do território paulista e a condecoração tem o objetivo de agradecer e homenagear os cidadãos brasileiros e estrangeiros pelos méritos e contribuições para o Estado. A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz, o mais alto. A medalha foi instituída em 1969, pelo Governador Roberto Costa de Abreu Sodré e tem como lema a frase de D. Pedro, “Independência ou Morte”.
Assista a solenidade e ouça as palavras de Moro
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações