A fama de a classe política brasileira orbitar em esferas que não são da Terra muitas vezes encontra inacreditáveis motivações. Com tantos temas importantes a serem discutidos, o projeto proposto pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) talvez faça jus a essa pecha.


O Brasil acaba de fechar o mês de fevereiro com a maior inflação dos últimos 22 anos (1,31%). Se isso não bastasse, uma laranja está custando quase 2 reais e a banana já ultrapassou a média de 1 real cada. Isso se esses produtos forem adquiridos nas feiras livres por dúzia, nos supermercados o preço sobe já que são vendidos por quilo.

Mas não é só pela alta do custo de vida no Brasil que um projeto como o “Herói ou Heroína do Tesouro Nacional” chama a atenção da sociedade.

Recentemente, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão vinculado ao governo federal, ameaça desapropriar 200 famílias do Litoral Norte de São Paulo, causando impacto social, psicológico, financeiro (leia aqui) e instabilidade jurídica, já que as famílias – de baixa e média rendas – alegam terem comprado e pago pelo seu patrimônio. O prazo termina em 33 dias.

Conheça o projeto para você pagar mais Imposto de Renda voluntariamente

A proposta, segundo o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), “apesar de não oferecer vantagens materiais, o título a ser concedido de herói ou heroína do Tesouro promoverá um senso de pertencimento e engajamento social.”

O Projeto de Lei Complementar 8/25, que tramita na Câmara dos Deputados em Brasília-DF, pretende criar “um programa de adesão voluntária para os cidadãos que quiserem contribuir mais com o Tesouro Nacional, por meio do Imposto de Renda. Denominado Heróis do Tesouro, o programa permite que os contribuintes adicionem à alíquota de seu Imposto de Renda uma porcentagem extra de, pelo menos, 5% da renda tributada.

“Muitos brasileiros desejam colaborar de forma mais ativa para o fortalecimento das finanças públicas e a promoção do bem-estar coletivo. Contudo, não há atualmente um mecanismo formal que permita essa contribuição adicional de maneira sistemática e transparente”, justifica Kataguiri.

Último colocado em Carga Tributária x Benefícios à Sociedade

Os problemas do Brasil se arrastam por décadas. Para citar apenas um deles, poderíamos falar sobre saneamento básico. Conforme o Censo 2022 do IBGE, 62,5% da população do Brasil morava em domicílios conectados à rede de coleta de esgoto. Esse índice era de 44,4% em 2000 e subiu para 52,8% em 2010. Portanto, pelo menos 37,5% ou 78,8 milhões de pessoas não contam com esse benefício básico. Em 2022, 3.505 municípios brasileiros apresentavam menos da metade da população morando em domicílios com coleta de esgoto, enquanto em 2.386 municípios menos da metade dos habitantes residia em domicílios com esgotamento por rede coletora ou fossa séptica, registrou o Censo 2022.

Segundo pesquisa divulgada em abril de 2024, pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, denominada Estudo sobre Carga Tributária/PIB X IDH – Cálculo do IRBES (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade), o Brasil permanece na última posição, com arrecadação alta e péssimo retorno.

Esse estudo mede a relação da carga tributária versus o retorno dos recursos à população em termos de qualidade de vida. Foram analisados os dados de 30 países com a maior carga tributária. A Irlanda, seguida da Suíça, Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados, em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Em último lugar, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade. Ocupando a 30ª posição, está atrás do Uruguai (9º) e Argentina (22º).

Quem se habilita?

Em meio à desigualdade social que começa pelos gastos para sustentar a máquina pública e termina no limite que fica abaixo da pobreza em algumas regiões do país, ao gastarem tempo e dinheiro público com discussões como esta, notadamente em uma conjuntura de instabilidade econômica e jurídica, os parlamentares brasileiros mostram um comportamento digno de estudos mais aprofundados.

A proposta do programa ‘Heróis do Tesouro’ está em análise na Câmara dos Deputados. Se aprovado em plenário, poderá entrar em vigor. Quem se habilita?


Com informações da Agência Câmara Notícias


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

A liberdade, a justiça e a democracia em dissonância

O Brasil vive um de seus momentos mais distantes no que se refere à democracia, confiança na economia, educação, segurança pessoal e jurídica. A liberdade de expressão também é alvo de trágicos acontecimentos. “A pior ditadura é a do Judiciário. Contra ela...

Rio Grande do Sul ainda sofre com enchentes, ajude se puder

Gaúchos ainda não conseguem retomar e correm riscos de doenças como a leptospirose. De acordo com os dados, o número de desaparecidos caiu para 43, enquanto o de feridos permanece em 806. Outras 618 mil pessoas seguem desalojadas, com 37.812 em abrigos...

Leptospirose é risco devido enchentes no sul do país – prevenção e orientações

A enchente no Rio Grande do Sul acendeu o alerta para o risco da transmissão da doença, causada pelo contato com a água contaminada nos centros urbanos. Em situações de alagamento, a população precisa ter a atenção redobrada para medidas de prevenção e...

Cruz Vermelha São Paulo atinge 325 toneladas enviadas ao RS, ajude se puder

O Centro Logístico da instituição tem funcionado 24h por dia para receber doações e preparar o envio para o Rio Grande do Sul, conheça esse trabalho. Ao concluir o nono envio de doações às vítimas das enchentes que abalaram o Rio Grande do Sul, a Cruz...

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS – saiba como ajudar

As fortes chuvas que caem sobre o Rio Grande do Sul desde a semana passada e a tragédia que se abateu sobre a população, estão sendo consideradas como a maior catástrofe climática que já atingiu o estado. A última atualização foi divulgada às 18h desta...

Saiba como ajudar as vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul, através do Governo de SP

As doações de água potável e produtos de limpeza (como água sanitária, desinfetante, sabão em barra, sacos de lixo, etc.) e higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo e condicionador, etc.) devem ser mantidas. O Governo de São Paulo já soma...

Consumidor é refém de operadoras de telefonia e internet no Brasil, saiba como se defender

Em contato com a Vivo sobre a matéria publicada na semana passada, mostrando os abusos cometidos pela companhia contra os consumidores, a agência Fato Relevante – assessoria de imprensa da operadora – limitou-se a enviar a seguinte nota: “A Vivo informa...