Farmácia de alto custo da Vila Mariana recebe as primeiras críticas e também elogios. O ponto principal das críticas ficou por conta do acesso, elogios pela diminuição da espera.

Contentar a todos é uma tarefa árdua. Mas bem que a equipe da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) se esforçou. No dia 6 de março voltamos à Unidade de Farmácia Vila Mariana para continuar acompanhando a entrega de remédios de alto custo.

Vale recordar que no dia 3 de janeiro nossa reportagem acompanhou a demora de até 8 horas de espera para a entrega dos remédios no antigo posto da Av. Domingos de Moraes. Em fevereiro, voltamos e a espera continuou em alta. Valquíria, 44, que retira um hormônio de crescimento para o filho, chamado Somatropina, mora no Capão Redondo e chegou em casa às 22h. “Cheguei às 15h e saí de lá às 20h30. É perigoso chegar em casa a essa hora”, contou em frente à Unidade de Farmácia Vila Mariana no dia 7 de março, um dia depois da inauguração do novo local de atendimento, à Av. Dr. Altino Arantes, 1344, quase esquina com a Av. Rubem Berta.

Segundo ela, ficou confusa com a mudança e teve de caminhar 40 minutos para chegar até o novo endereço. Poucos minutos depois de chegar, saiu do posto chateada porque o remédio do filho não estava disponível. “O brasileiro está acostumado a ficar na fila 2 horas, porque acha que é de graça. A gente paga os impostos, não é de graça”.

Logo na entrada das novas instalações, duas recepcionistas faziam a triagem, fornecendo as respectivas senhas aos usuários, entre outros profissionais da SPDM que colhiam dados e marcaram presença durante todo o tempo em que estivemos no local, das 12h às 14h40 aproximadamente. O que podemos dizer é que houve uma tentativa de organização e melhoria das acomodações. Infelizmente, a demanda de cadeiras não atendeu a todos. Havia pessoas sentadas nas escadas de acesso, nas muretas do pátio, situação que só começou a mudar por volta das 13h quando sobraram lugares na recepção do térreo, já que o local destinado à espera dos remédios continuava lotado até às 14h30, quando a demanda na recepção também diminuiu.

Por outro lado, havia um bebedouro com copos descartáveis no 1º andar, banheiros nos dois andares (térreo e primeiro), os equipamentos de ar-condicionado estavam funcionando e o mais importante, a promessa dos 25 guichês para atendimento foi cumprida e a demora diminuiu. Quem pegou senha às 12h, por exemplo, foi atendido às 14h30. Ainda não é o ideal, as reclamações continuam por parte dos usuários, mas as pessoas estavam mais calmas e melhor acomodadas do que no antigo posto da Domingos de Morais. Em comparação com os dois primeiros meses deste ano, o tempo de espera foi 68% menor do que em janeiro e 50% menor do que em fevereiro.

A expectativa é de que os serviços agora melhorem sob a administração da SPDM que demonstrou ser organizada neste primeiro momento. A unidade foi inaugurada a toque de caixa no dia 6 de março, um dia depois do feriadão de Carnaval.

Como dica para chegar e voltar do posto às proximidades da Av. Domingos de Moraes, citamos duas linhas de ônibus como referências. O itinerário está nos mapas, veja abaixo.

Dica para chegar ao posto:
Linha 5106-31
Ida: Jardim Selma
Melhor local para pegar o ônibus:
Rua Primeiro de Janeiro, próximo aos cruzamentos com as ruas Pedro de Toledo e Loefgren.
Descer próximo à esquina da Rua Dr. Bacelar com a Av. Dr. Altino Arantes.

Dica para voltar à Av. Domingos de Moraes:
Linha 4032-10
Ida: Objetivo/Unip
Melhor local para pegar o ônibus:
Rua Luís Góis, paralela com a R. Av. Dr. Altino Arantes, referência faculdade UNIP.
Descer no ponto final, Rua Leonardo Nunes, ao lado da Estação Santa Cruz do Metrô.

A SPDM é uma entidade filantrópica, fundada em 1933 e atua gerenciando unidades hospitalares e ambulatoriais construídas e equipadas pelo Estado, contribuindo para a melhoria dos serviços médicos prestados à população. Informações sobre a SPDM, acesse o site: www.spdm.org.br.


Saiba mais:

Unidade de Farmácia Vila Mariana


 

Novo telefone: 5074-4700

Atualizado sábado, 11 de abril de 2015 às 11h17

Este é o número telefônico para contato de pacientes e usuários divulgado pelo SPDM:

(11) 5074-4700

Telefone fixo é divulgado

Atualizado sexta-feira, 11 de julho de 2014 às 16h07

 

Inaugurado no dia 6 de março deste ano, o Posto da Vila Mariana ou Farmácia de Alto Custo Unidade Vila Mariana, localizada na Av. Dr. Altino Arantes, divulgou no início do mês de julho os números dos telefones fixos para atendimento (Call Center) aos usuários que retiram os remédios:

(11) 5594-5992

(11) 5594-5993

(11) 5594-5994

(11) 5594-5995

 

Atualização da reportagem

Atualizado em 03 de abril de 2014 às 11h46

São várias as pessoas que acessam esta reportagem para obter informações. Diante disso e a falta de um telefone para contato direto com a Unidade de Farmácia Vila Mariana, localizada na Avenida Dr. Altino Arantes, 1344, temos insistido junto à SPDM para que nos fornecessem um contato destinado aos usuários.

Segundo a SPDM, ontem (02/04) a empresa de telefonia encarregada de instalação pediu 15 dias para completar o serviço. Portanto, são mais 15, já que no dia 19 de março a SPDM informou que esse seria o prazo para a instalação. No próximo dia 6, o posto - que inaugurou no dia 6 de março - completa um mês de funcionamento, sem telefone.

Diante da nossa insistência a SPDM disponibilizou um provisório telefone celular: 9 9517-8796, além dele reforçou que o email vilamariana@ceaf.spdm.org.br esta funcionando e responde as questões dos usuários.

O prazo de entrega para uma linha telefônica fixa agora está previsto para o dia 18 de abril, a contar de hoje.

Atualização da reportagem

Atualizado em 19 de março de 2014 às 12h51

No dia 11 deste mês afirmamos que o Posto da Altino Arantes atendia no dia 6 de março com 25 guichês, na verdade foram 22 que atenderam, mas isso não chegou a prejudicar o atendimento que foi menos demorado do que antes, como mostra a reportagem abaixo.

A SPDM informa que dentro de 15 dias deverá ser instalado o telefone para contato, por isso o número ainda não foi informado. Para informações, os usuários podem enviar emails para: vilamariana@ceaf.spdm.org.br 

A Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) pretende melhorar ainda mais o tempo de espera dos usuários que retiram remédios. Nesta terça-feira (18), o tempo estimado era de 45 minutos, segundo informação da associação. Esse desempenho é melhor do que nos primeiros dias de inauguração, quando a espera ficou em até 2 horas.

Leia ao lado a reportagem completa.

Recepção na entrada da Unidade Vila Mariana, localizada à Avenida Dr. Altino Arantes: Demonstração de organização por parte da SPDM.

No térreo é feita a triagem e no 1º andar, usuários aguardam a chamada através de quatro tipos de senhas.

Local de espera no 1º andar. Atendimento é feito em outra sala no mesmo andar, onde há 25 guichês.

Mapa de localização do Google. Unidade está localizada em vermelho. Clique aqui para ver o mapa.

Para chegar ao posto: Itinerário da linha 5106-31, Jardim Selma.

Para voltar à Av. Domingos de Morais: Itinerário da linha 4032-10, Objetivo/UNIP - Metrô Santa Cruz

Leia as últimas publicações