Iluminação especial na região central e na Avenida Paulista, árvores de Natal gigantes nas 32 subprefeituras, presépios e até pista de patinação fazem parte da programação gratuita.
Em cerimônia embalada pelo Coral Baccarelli na Catedral da Sé, o prefeito Ricardo Nunes iniciou oficialmente nesta quinta-feira (27) o Natal Iluminado 2025, acendendo as luzes da árvore de Natal e das palmeiras imperiais da praça. A fachada da igreja ganhou projeções dos Três Reis Magos e dos pais de Jesus Cristo, Maria e José, além de mensagens de boas festas.
Circuito de luz e cultura
Ao falar sobre o Natal Iluminado, o prefeito ressaltou que os cenários iluminados preparados para este ano têm uma mensagem especial para toda a população. “Que esse acender das luzes da cidade possa contagiar o coração de cada um e que o espírito natalino traga muita paz, solidariedade e amor ao próximo neste momento histórico. Cada um fazendo sua parte, colocando uma luzinha, a gente deixa nossa cidade ainda mais linda e acolhedora”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A abertura oficial do Natal Iluminado na Sé deu mostras do que a população vai encontrar por todas as regiões da cidade: luzes, projeções em fachadas e uma série de atividades gratuitas para toda a família.
O Natal Iluminado 2025 transforma São Paulo em um circuito contínuo de luz e cultura. Todas as regiões da cidade recebem cenários temáticos, oficinas gratuitas, decoração especial e programação diária. Cada uma das 32 subprefeituras terá uma árvore de Natal de 13,5 metros de altura.

Natal Iluminado, decoração natalina e projeção de imagens na catedral de São Paulo. Fotos: JFDiorio/SECOM
Réveillon da Paulista
O Réveillon da Avenida Paulista deste ano será o maior já realizado pela cidade, com 14 horas ininterruptas de música e um line-up de dez grandes atrações que se apresentam a partir das 14h do dia 31 de dezembro. A festa contará ainda com 15 minutos da maior queima de fogos silenciosos já registrada em São Paulo, utilizando 6,5 toneladas de artefatos sem ruído, além de um palco monumental de 17 metros por 20 metros com painel de LED cenográfico e dez torres de vídeo distribuídas ao longo da avenida. A celebração coincide com a histórica 100.ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que reunirá 55 mil atletas de 48 países.
A Prefeitura estruturou uma ampla operação integrada envolvendo segurança com ações da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana; na saúde haverá postos de atendimento na Avenida Paulista, UTIs móveis e outros aparatos; a limpeza urbana prevê 1.800 profissionais atuando no Centro ao longo da programação de Natal e 550 agentes destacados exclusivamente para a Avenida Paulista durante o Réveillon.
Para facilitar os deslocamentos, a cidade terá uma linha especial do Natal Iluminado, com ônibus iluminados circulando pelo Centro e Paulista. A CET também estará mobilizada tanto para a São Silvestre quanto para o evento da Paulista.
Luzes por toda a cidade: veja aqui a programação completa
Destaque – Natal Iluminado, decoração natalina e projeção de imagens na catedral de São Paulo. Fotos: JFDiorio/SECOM



