De acordo com a Prefeitura, o número de novas empresas está crescendo e aponta que se deve à zeladoria, segurança e atenção social. Essas melhorias estão atraindo novos negócios e resgatando a importância histórica e econômica da região central que foi visitada por 50 mil turistas.
A intensificação das ações de zeladoria, segurança e revitalização urbana promovida pela Prefeitura de São Paulo na Praça da Sé está renovando a região central, com um aumento de 21% no número de novas empresas em 2024 com relação ao ano anterior, comércio mais forte e aumento do número de turistas circulando.
O número é quase o dobro da média de crescimento da capital, que foi de 12% no mesmo período. Foram 2.765 novos registros empresariais apenas no ano passado, maior número desde 2020. Somente no primeiro semestre deste ano, foram abertas 1.385 empresas.
“Não há dúvida de que hoje a Praça da Sé está resgatada na sua história”, comemora o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine. “O que hoje existe lá é realmente o que todos nós paulistanos sonhamos: um espaço livre, amplo, bem organizado, bem-arrumado e digno da cidade de São Paulo”.
Novo cenário
O cenário positivo é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal para requalificar um dos espaços mais simbólicos da cidade. As ações foram intensificadas em 2024, com operações diárias de limpeza e zeladoria, cercamento provisório para reformas, requalificação paisagística e reforço da presença da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que hoje atua no local com 18 agentes e seis viaturas.
Moradora da região há 17 anos, a dona de casa Elaine Cristina Caldas, 46 anos, ressalta a melhora da região. “Não dava para andar, a gente tinha medo. Agora não, podemos passear tranquilamente, ficar com celular na mão. Está bem melhor”.
As ações na Sé fazem parte de uma estratégia mais ampla da Prefeitura de São Paulo para requalificar o centro da cidade. A meta é transformar a região em um espaço mais atrativo para moradores, empreendedores e turistas, resgatando seu valor histórico com o impulsionamento de um novo ciclo de desenvolvimento urbano e econômico.
Destaque – Foto: Prefeitura SP / SECOM



