Os turistas estrangeiros ainda preferem os litorais do país e outros destinos. Porém, neste ano, a festa promovida pela Prefeitura de São Paulo recebeu mais turistas de fora da capital.
Com nota 9 para o evento e público estimado em 2 milhões de pessoas pela Polícia Militar, a SPTuris contabilizou um expressivo crescimento no Réveillon da Paulista 2025. O resultado foi apontado pela pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos, que na comparação mostra 18,7% de turistas vindos do interior paulista e de outros estados para a festa no dia 31 de dezembro de 2023; em 2024, esse número subiu para 29,3%. Um aumento de 56% para incentivar os organizadores.
“Os resultados da pesquisa mostram o quanto São Paulo evoluiu na atração dos turistas que viajam para se divertir. As pessoas vêm para a festa e encontram uma cidade diversa, múltipla, com qualidade em serviços e segurança, com gastronomia e riqueza cultural”, diz Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
O levantamento ainda aponta que a permanência dos turistas foi de cinco pernoites – uma a mais que no ano anterior – na rede hoteleira, que registrou quase 100% de ocupação, com gasto médio de R$ 1.850,27 por pessoa (incluindo hospedagem, alimentação, compras e serviços). Os turistas estrangeiros representaram 1% do público.
“É uma festa da família”, disse o prefeito Ricardo Nunes logo após dar início ao evento, com abertura da dupla Brenno & Matheus, com o hit Descer Pra BC. “Estou aqui com minha esposa, meus filhos, meu netinho, é festa da família, é festa da cidade, é uma grande festa aqui para a gente poder entrar em 2025 com muita energia positiva”, exaltou.
Segurança
Em eventos como o Réveillon na Paulista, oportunistas aproveitam para cometer delitos, como os pequenos furtos. Apesar do monitoramento e das ações de segurança, foram registrados 33 furtos de celulares, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo. O número é 53% menor que no ano anterior, quando foram 70 furtos. Atuaram 1,1 policiais militares na região.
Conforme a SPTuris, a expectativa é que o evento tenha gerado 5 mil empregos e movimentado R$ 300 milhões. Para garantir a segurança do público, a Prefeitura e o Governo do Estado reforçaram o efetivo com quase 2,5 mil policiais e guardas-civis metropolitanos a mais circulando na área da festa.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), não registrou intercorrências no Réveillon da Paulista. A corporação atuou no monitoramento com reforço no contingente e o auxílio de drones, cão robô e Smart Sampa.
Destaque – Réveillon na Paulista 2025. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM
Publicação:
Sábado | 4 de janeiro, 2025