Uma das obras mais almejadas pelos paulistas, o túnel Santos-Guarujá poderá ir à licitação no ano que vem. Com a qualificação no PPI e os estudos concluídos, já começaram as audiências públicas.

No dia 2 de fevereiro deste ano, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmava o projeto durante comemoração do 132º aniversário do Porto de Santos, realizando o sonho dos paulistas, em particular dos moradores, comerciantes e aos negócios de maneira geral da Baixada Santista, assim como os milhares de paulistanos que semanalmente procuram as praias para o lazer (saiba mais).

‘Mão na massa’

“Estamos celebrando uma parceria para entregar à Baixada Santista algo que é desejado, pelos primeiros registros, há cem anos: o túnel Santos-Guarujá. Nós vamos tornar este sonho uma realidade e fazer esse túnel sair do papel. A gente está falando de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos. Imaginem o que isto vai representar em ganho de tempo de viagem, produtividade, a quantidade de empregos gerados para trabalhadores que vão levar o sustento para casa. Está na hora, realmente, de celebrar o que é histórico. O que importa é enxergar o verdadeiro interesse público e que temos que fazer a diferença pelo cidadão”, disse Tarcísio à época;

PPI

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.

Primeira audiência pública

No dia 17 de abril, houve a primeira audiência pública para discutir o projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, na Associação Comercial de Santos. O público presente pôde obter informações detalhadas e contribuir com propostas para o aprimoramento do Projeto de Concessão Patrocinada dos serviços públicos de construção, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração da futura ligação entre as duas cidades da Baixada Santista.

“O túnel é um sonho antigo, mas esse sonho tem que sair do papel. E esse é o momento. É uma obra que une cidades, une pessoas e que reforça o pacto federativo, na união do Governo Federal, Estadual e os municípios, principalmente, Santos e Guarujá”, destacou o prefeito Rogério Santos na abertura do evento.

Projeto de PPP

O projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá vai ampliar o tráfego de veículos de passeio, caminhões e transporte público, com vias segregadas para bicicletas e pedestres, além de possibilitar o desenvolvimento e expansão do Porto de Santos. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Os recursos para o empreendimento serão provenientes de aportes públicos divididos igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada. A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel que vai solucionar a ligação e reduzir o tempo de deslocamento entre as duas principais cidades da Baixada Santista.

O túnel será executado por meio de uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos, com participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).

Assista ao vídeo e veja representação gráfica dos aspectos do projeto.


Fontes: Governo de SP / Prefeitura de Santos


Destaque – Imagens: Secretaria de Parcerias em Investimentos / Divulgação / +aloart


Publicação:
Sexta-feira | 26 de abril, 2024