Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Ao todo, 35 profissionais vão desmontar a tuneladora, começando pela roda de corte de 11,6 metros de diâmetro, a maior da América Latina.


O Metrô de São Paulo iniciou na quinta-feira (12) a desmontagem da tuneladora – conhecida popularmente como “tatuzão” – que será reutilizada para a segunda etapa de escavação e construção dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre a estação Penha e o Complexo Rapadura, localizado nas proximidades das estações Santa Isabel e Vila Formosa. Os trabalhos começam com a retirada da “roda de corte” de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina.

A máquina, que anteriormente escavou os túneis do trecho da primeira fase entre o Complexo Rapadura e Falchi Gianini, entre as estações Orfanato e Vila Prudente, agora será remontada na estação Penha para escavar um novo túnel de aproximadamente 3 km.

O processo de desmontagem e remontagem da atual tuneladora está previsto para durar cerca de seis meses e envolve uma equipe dedicada de aproximadamente 35 profissionais. A operação é realizada no canteiro do VSE Falchi Gianini. Todas as peças serão transportadas por caminhão até o canteiro da estação Penha, com exceção da roda de corte, que precisará ser cortada em partes ainda no local de origem devido ao seu tamanho. Assim que estiver completamente remontada, a máquina deve retomar os trabalhos de escavação no final do ano.

 

Desmontagem do Tatuzão: Trabalhos começam com a retirada da “roda de corte” de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Foto: Governo de SP

 

Desmontagem com segurança

O processo de desmontagem é feito em um canteiro localizado em região adensada. Para garantir a segurança da operação, o Metrô e o consórcio responsável adotaram um plano de ação que inclui o remanejamento temporário de moradores, interdição provisória de garagens e comunicação direta com cerca de 170 endereços impactados. Estacionamentos alternativos e transporte de “leva e traz” estão sendo oferecidos aos moradores afetados, e as famílias realocadas contam com hospedagem, vale-refeição, lavanderia e apoio para pets, conforme a necessidade. As medidas de apoio à comunidade incluem ainda um ponto fixo de atendimento na Rua Falchi Gianini.

 

Metrô inicia desmontagem de tuneladora para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Foto: Governo de SP

 

Tatuzão em números

Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora pesa 500 toneladas e é usada tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto. Com 100 metros de extensão, o equipamento é o maior da América Latina e conta com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e mecanismo para a colocação das aduelas de concreto nos túneis.

Toda a produção de aduelas usada pela tuneladora vem de uma fábrica montada pelo Metrô no Pátio Itaquera, com operação iniciada em setembro e capacidade para entregar até 56 segmentos de anéis por dia.


Destaque – Imagem: aloart / getti images


Leia outras matérias desta editoria

Metrô tem alterações na Linha 2-Verde no fim de semana entre Brigadeiro e Consolação

Escavações da nova interligação com a Linha 4-Amarela prosseguem neste fim de semana e alteram a circulação dos trens a partir das 20h do sábado (11) e durante todo o domingo (12). Neste fim de semana, a operação dos trens da Linha 2-Verde será realizada...

Expansão da Linha 2-Verde – Tatuzão é posicionado para perfuração no sentido da Vila Prudente

Equipes do Metrô realizaram nesta segunda a descida da roda de corte na estação Penha. As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô avançaram nesta segunda-feira (1) com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, o “tatuzão”, no canteiro da...

Expansão da Linha 2-Verde: obras no Pátio Tamanduateí avançam para receber novos trens

Um quarto da construção já foi concluído para chegada de 22 composições fabricadas na China. As obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, localizado na zona sul da capital paulista, avançam e já alcançam 25% de execução. A área construída total será...

Linha-2 Verde continua expansão na direção Leste

Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha. A ampliação também possibilitará a conexão com outras 3 linhas do...

Linha Verde do Metrô terá alterações de velocidade neste final de semana

A partir das 20h do sábado (16) e durante todo o domingo (17) trens irão circular com redução de velocidade e maiores intervalos. Neste final de semana, a circulação dos trens na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo volta a sofrer alterações em razão das...

Expansão da Linha 2-Verde do Metrô: aspectos de todas as estações em abril 2025

Clique nas imagens para ver aspectos construtivos das novas estações que integram a expansão da Linha 2-Verde do Metrô Clique nas imagens para uma navegação ampliada e confortável. Foto: Márcia Alves / Metrô SP      ...

Tatuzão começa a ser desmontado dando início à segunda etapa de expansão da Linha 2-Verde

Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Ao todo, 35 profissionais vão desmontar a tuneladora, começando pela roda de corte de 11,6 metros de diâmetro, a maior da América Latina. O Metrô de São Paulo iniciou...