Tuneladora chegou ao último canteiro de obras da primeira fase e agora será preparado para iniciar a segunda etapa a partir de Penha.


Foi concluída nesta sexta-feira (30) a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi Gianini, que é o último destino antes da estação Vila Prudente. Com a chegada a este poço, o Tatuzão concluiu o trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos que compreendem as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.

Ao longo desse percurso final, foram escavados 332 metros, com 35 mil metros cúbicos de terra retirada, e 291 anéis de concreto instalados desde a Estação Orfanato, onde a tuneladora iniciou a última etapa em 24 de abril. Desde o início da escavação no canteiro em novembro de 2023 no Complexo Rapadura, a tuneladora conectou quatro estações e cinco poços de ventilação (VSE), retirando 394 mil metros cúbicos de terra e posicionando 2.456 anéis de concreto em 3,7 km de túneis escavados.

Agora a máquina será desmontada em até 180 dias e levada para o canteiro de obras da estação Penha, onde vai iniciar a segunda fase, escavando os túneis até o Complexo Rapadura. Durante o processo de desmontagem, feito no próprio poço Falchi Gianini, as peças serão removidas, içadas para a área da superfície e transportadas através de carretas para o próximo destino.

A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e tem a previsão de abertura em 2027. Já a segunda vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.

 

Tatuzão concluiu nesta sexta-feira (30) a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi Gianini, que é o último destino antes da estação Vila Prudente

 

A maior tuneladora em operação na América Latina

Com cerca de 100 metros de comprimento e pesando 2.500 toneladas, a tuneladora Shield — batizada de “Cora Coralina” em homenagem à poetisa brasileira — está equipada com uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior em operação na América Latina. Ela é capaz de escavar e revestir até 15 metros por dia dos 8,3 km de túneis projetados, utilizando anéis de concreto.

Sua operação envolve diretamente cerca de 150 profissionais, entre engenheiros, técnicos, mecânicos, eletricistas e outros especialistas, organizados em três turnos diários para garantir o avanço contínuo da escavação.


Destaque – Foram escavados 332 metros, com 35 mil m³ de terra retirada, e 291 anéis de concreto instalados desde a Estação Orfanato, onde a tuneladora iniciou a última etapa em 24 de abril. Foto: Governo de SP


Leia outras matérias desta editoria

Metrô tem alterações na Linha 2-Verde no fim de semana entre Brigadeiro e Consolação

Escavações da nova interligação com a Linha 4-Amarela prosseguem neste fim de semana e alteram a circulação dos trens a partir das 20h do sábado (11) e durante todo o domingo (12). Neste fim de semana, a operação dos trens da Linha 2-Verde será realizada...

Expansão da Linha 2-Verde – Tatuzão é posicionado para perfuração no sentido da Vila Prudente

Equipes do Metrô realizaram nesta segunda a descida da roda de corte na estação Penha. As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô avançaram nesta segunda-feira (1) com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, o “tatuzão”, no canteiro da...

Expansão da Linha 2-Verde: obras no Pátio Tamanduateí avançam para receber novos trens

Um quarto da construção já foi concluído para chegada de 22 composições fabricadas na China. As obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, localizado na zona sul da capital paulista, avançam e já alcançam 25% de execução. A área construída total será...

Linha-2 Verde continua expansão na direção Leste

Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha. A ampliação também possibilitará a conexão com outras 3 linhas do...

Linha Verde do Metrô terá alterações de velocidade neste final de semana

A partir das 20h do sábado (16) e durante todo o domingo (17) trens irão circular com redução de velocidade e maiores intervalos. Neste final de semana, a circulação dos trens na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo volta a sofrer alterações em razão das...

Expansão da Linha 2-Verde do Metrô: aspectos de todas as estações em abril 2025

Clique nas imagens para ver aspectos construtivos das novas estações que integram a expansão da Linha 2-Verde do Metrô Clique nas imagens para uma navegação ampliada e confortável. Foto: Márcia Alves / Metrô SP      ...

Tatuzão começa a ser desmontado dando início à segunda etapa de expansão da Linha 2-Verde

Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura. Ao todo, 35 profissionais vão desmontar a tuneladora, começando pela roda de corte de 11,6 metros de diâmetro, a maior da América Latina. O Metrô de São Paulo iniciou...