Terça-feria | 5 de julho, 2022


Brasília será a primeira cidade do País a transmitir o sinal 100 vezes mais potente a partir desta quarta-feira, 6 de julho.


A realidade do 5G começa funcionar no Brasil, a partir desta quarta-feira (6). Com a nova tecnologia será possível baixar filmes HD em minutos ou interações de jogos em aparelhos móveis, a realidade virtual também ganha com esse avanço.

Toda a diferença está na velocidade do tráfego de dados, enquanto o 4G atinge em média 19,8 meba bits por segundo, o 5G poderá atingir 100 vezes mais, ou seja, 10 gigabits por segundo.

Mas, calma! Na Europa e Estados Unidos a velocidade aumentou em média 50 vezes, o que já é um bom resultado. No entanto, ainda precisa melhorar para chegar à velocidade prometida. O mesmo deve acontecer no Brasil.

Em setembro 5G deve atingir todas as capitais

O Tesouro Nacional arrecadou 4,8 bilhões de reais com a outorga do leilão das quatro faixas de frequências de 3,5 gigahertz (GHz) para o 5G. As grandes vitoriosas foram a Claro, Vivo e Tim, que arremataram os principais lotes de cobertura nacional.

Outras operadoras também atuarão com a nova tecnologia no país, são elas: Neko Serviços, Flylink, Cloud2U, Winity, Brisanet e Consórcio 5G Sul. O prazo para que a tecnologia do 5G esteja funcionando em todas as capitais brasileiras está previsto para 29 de setembro.


Foto do destaque: Freepik + aloart